Após reclamações de moradores, vistoria é realizada nas obras da rua Guabiruba Sul

Má qualidade do serviço executado pela empresa é a principal reclamação no local

Após reclamações de moradores, vistoria é realizada nas obras da rua Guabiruba Sul

Má qualidade do serviço executado pela empresa é a principal reclamação no local

Técnicos do Departamento de Engenharia da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) fizeram uma vistoria nas obras de revitalização da rua Guabiruba Sul a pedido da Câmara de Vereadores.

A obra foi iniciada em julho do ano passado e deveria estar concluída agora em fevereiro. No entanto, os trabalhos no local andaram em um ritmo mais lento e ainda estão longe da conclusão. Além disso, os trechos já realizados apresentam diversos problemas que têm gerado reclamações dos moradores.

Cristiano Kormann (PP) foi um dos vereadores que acompanhou a vistoria realizada pela Ammvi. De acordo com ele, desde o início das obras a forma de trabalho da empresa contratada – Engeplan Terraplenagem, Saneamento e Urbanismo, de São José – tem sido questionada pelos moradores e pela própria prefeitura.

“O serviço não está bem prestado. Os vereadores recebem muitas reclamações e repassam para a secretaria de Obras e de Planejamento, que já autuaram e notificaram a empresa várias vezes devido à obra não estar em conformidade com o projeto”.

Devido ao grande número de reclamações, a Câmara decidiu solicitar a vistoria técnica da Ammvi para que a prefeitura tenha um documento à parte, caso seja necessário encerrar o contrato com a empresa.

“Tem que ter essas questões registradas para poder agir administrativamente. Esse foi o intuito do contato com a Ammvi. Os técnicos ficaram bastante assustados com a quantidade de problemas apresentados na obra”, destaca o vereador.

De acordo com ele, o laudo da associação deve ser encaminhado o mais breve possível, já que a empresa solicitou a prorrogação do prazo do contrato.

O projeto contempla a reurbanização de 4,6 mil metros da rua Guabiruba Sul com pavimentação asfáltica, drenagem e calçadas. Os investimentos ultrapassam R$ 7,2 milhões. Os recursos vêm do BRDE, por meio de financiamento e contrapartida de 20% do município.

Reunião com a empresa

No início do mês foi realizada reunião com representantes da empresa para discutir os problemas na obra. Na ocasião, foram destacadas as reclamações da população sobre ondulação do asfalto, meio-fio, calçadas, boca-de-lobo, entre outras.

O vereador, que participou da reunião, afirma que as respostas repassadas pela empresa não foram satisfatórias. “Eles estão cientes dos problemas, mas parece que não fazem muita questão de resolver”.

Ainda na reunião, ficou definido que o trecho em andamento da obra – desde a rotatória da Planície Alta até as proximidades da rua Alberto Voss – deve ser finalizado no período de 60 dias, e somente ao final deste trecho é que a obra deve avançar.

Repercussão na Câmara
Além de Kormann, os vereadores Jair Francisco Kohler (PP), Wagner Fischer Westarb (MDB), Ronaldo Kohler (MDB), Ricardo José Schlindwein (PP) e Maria Simone Fischer (MDB) se manifestaram sobre as obras da rua Guabiruba Sul durante a última sessão da Câmara.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo