Após ser atropelado, jovem de Brusque está em coma devido a edema cerebral

Robson dos Santos Oliveira não consegue falar ou andar e se alimenta por meio de sonda

Após ser atropelado, jovem de Brusque está em coma devido a edema cerebral

Robson dos Santos Oliveira não consegue falar ou andar e se alimenta por meio de sonda

Após sofrer um acidente de trânsito em agosto, Robson dos Santos Oliveira, 19 anos, não pode falar nem andar devido a um edema cerebral. Com isso, o rapaz está em coma e não há previsão de quando ele sairá desta situação.

Ele conduzia uma moto e ficou ferido após colidir na traseira de um veículo Clio e, na sequência, ser atropelado por um Spin. A vítima foi encontrada pelo Corpo de Bombeiros inconsciente e com fraturas na cabeça e luxação no joelho.

Segundo a mãe, Lenivan Barbosa dos Santos, ele já passou por cinco cirurgias, uma na perna, uma no intestino, duas para drenar os pulmões e uma traqueostomia. Além disso, ficou 21 dias na UTI e dois meses e 21 dias internado no quarto do hospital.

Ela explica que os médicos estão aguardando o inchaço do cérebro diminuir para que sejam realizadas outras três cirurgias, na bacia, na coluna e joelho. Até o momento, os médicos não sabem dizer quais serão as sequelas de Robson.

Atualmente, ele está em casa recebendo os cuidados da mãe. Se alimenta por sonda, utiliza fraldas e precisa de alguém para dar banho. “Desde o dia que ele chegou no hospital ele tem lutado muito”, diz a mãe.

Os moradores do Souza Cruz receberam a visita de agentes de saúde do bairro para realizar a avaliação e iniciar o acompanhamento com fisioterapeuta, fonoaudiólogo e nutricionista. “A família está vendo com alguns médicos para começar a fazer sessões de fisioterapia particular, mas é muito caro”, explica a prima do rapaz, Tamires dos Santos Caldas.

Acidente aconteceu no dia 18 de agosto | Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Brusque /Divulgação

O acidente

A colisão ocorreu no dia 18 de agosto, na rua Azambuja, no bairro de mesmo nome. Tamires diz que testemunhas relataram que pouco antes do acidente, Robson tentou desviar do carro que estava a sua frente, mas o outro veículo estava em alta velocidade e ocasionou o atropelamento.

Segundo a prima do rapaz, Robson foi atropelado quando já estava caído na via. Ela também diz que até o momento a família não foi procurada pelas outras partes envolvidas no acidente. “Não fomos atrás para ver se ele tem algum direito. O foco agora é na recuperação dele”, diz Tamires.

Doação

Como a família é humilde e precisa de ajuda para custear o tratamento, eles criaram uma campanha para arrecadar dinheiro para Robson. Além de precisar usar fraldas diariamente, ele precisa iniciar o tratamento de fisioterapia e fonoaudiologia o quanto antes.

Outro fato que motivou a criação da campanha é que a mãe do jovem precisou sair do emprego para cuidar do filho. Com isso eles criaram a vaquinha que tem o objetivo de arrecadar R$ 50 mil. Esse valor já leva em consideração o fisioterapeuta, fonoaudiólogo, fraldas e medicamentos.

Para contribuir, basta realizar um cadastro no site da campanha ou diretamente pelo link da vaquinha e doar qualquer valor.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo