Apresentações de stand-up comedy estão em alta entre os brusquenses

Diogo Portugal, Paulinho Serra e Fábio Rabin são alguns do comediantes que já se apresentaram em Brusque

Apresentações de stand-up comedy estão em alta entre os brusquenses

Diogo Portugal, Paulinho Serra e Fábio Rabin são alguns do comediantes que já se apresentaram em Brusque

Desde o ano passado, os brusquenses presenciam o crescimento do gênero de comédia stand-up no município. Diferente do comediante tradicional, que abusa de caracterizações e de cenários, o comediante de stand-up veste-se normalmente e, através de textos leves, utiliza fatos do dia a dia para fazer a plateia rir.

Um dos responsáveis pelo estouro do segmento em Brusque, o empresário e proprietário da Agência Hausen, Ulisses Henrique Pavesi, lembra que o primeiro show do stand-up comedy que a Hausen realizou em Brusque foi em setembro de 2013 com Diogo Portugal. O comediante, inclusive, esteve novamente no município no último mês.

“O primeiro show que trouxemos foi muito bacana para um primeiro evento. Não sabíamos como ia ser. Stand-up é um gosto pessoal, eu sempre gostei de acompanhar e então queria repassar ao público de Brusque. O gênero está vindo numa crescente. Ano passado foi o estouro e tudo foi experiência. Fizemos mês sim e mês não. Precisava fazer pra ver como o público ia receber, tiveram algumas sessões que foram muito boas e outras nem tanto”, explica Pavesi.

Ano passado artistas como Sérgio Malandro, Fábio Rabin, Vinicius Vieira (o Gluglu, ex-integrante do Pânico), Luiz França, Rudy Landucci, Nany People e Murilo Couto passaram pelo município. Os quatro últimos fizeram parte do festival de stand up organizado pela Hausen em agosto. Para Pavesi, a empatia é a chave do sucesso do gênero.

“As pessoas marcam muito com a empatia, quando o comediante se coloca no lugar delas, quando falam de coisas delas, as pessoas gostam. Nessa segunda passagem do Diogo Portugal, ele falou sobre coisas aqui de Brusque, coisas que acontecem no dia a dia da cidade. E disso o público gosta. Essa é a essência da coisa”, afirma.

Entre os humoristas de maior destaque no cenário nacional, Pavesi conta que gostaria de trazer a Brusque Danilo Gentili (apresentador do SBT) e Eduardo Sterblitch (do Pânico da Band). Entretanto, segundo o empresário, devido aos compromissos com a emissora, Gentili não está mais fazendo stand-up. Sterblitch, por outro lado, está se apresentando apenas em capitais e em teatros que comportam mais de mil pessoas.

O empresário afirma também que o público brusquense costuma pedir apresentações de Gentili, de Rafinha Bastos (ex-CQC), de Fábio Porchat (integrante do Porta dos Fundos) e de Paulo Gustavo (apresentar do canal Multishow). Ainda segundo Pavesi, os humoristas precisam se desdobrar para agradar a plateia.

“É difícil fazer comédia hoje em dia. As pessoas têm acesso a tudo pela internet, e há muitas piadas na rede. Então chegar no palco, pegar o microfone e fazer as pessoas rirem é muito difícil. Por isso que fazer comedia com o dia a dia, com uma visão diferente do que estamos acostumados a ver, atrai o público”, diz.

O teatro do Centro Empresarial, Cultural e Social de Brusque (Cescb) é um dos que mais lucram com o stand-up comedy no município. Ano passado, segundo a coordenadora administrativa do local, Elizangela Batisti, o teatro recebeu seis apresentações deste gênero. Neste ano, o número tende a aumentar, já que, até agora, ocorreram quatro apresentações.

“É crescente a procura. O mercado está aquecido neste segmento. E tudo o que está na moda atrai o público. Mas daqui a pouco aparece outra modalidade que faz mais sucesso e a antiga acaba decaindo”, analisa.

Pelo terceiro semestre consecutivo, a Unifebe contratou o humorista Moriel Costa (que interpreta o personagem Darci) para recepcionar os calouros. Segundo a assessora da instituição, Thayse Helena Machado, a aceitação do alunos ao gênero de stand-up é tão grande que os shows sempre são sucesso. “Ele fala coisas da nossa região e do estado, e isso faz o público rir bastante. Os alunos permanecem do início ao fim da apresentação”, garante.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio