Arena Brusque pode passar por obras ainda este ano

Construção de centro de treinamentos e reforma em partes danificadas do polo esportivo estão previstas

Arena Brusque pode passar por obras ainda este ano

Construção de centro de treinamentos e reforma em partes danificadas do polo esportivo estão previstas

A Fundação Municipal de Esportes (FME) já corre atrás de verbas estaduais e federais para conseguir ampliar e reformar a Arena Brusque. Conforme anunciado pelo prefeito interino Roberto Prudêncio Neto, são metas para este ano as melhorias no maior ambiente poliesportivo de Brusque.

A maior urgência é a reforma da Arena, principalmente na parte do telhado. No ano passado, a estrutura de cerca de 14 mil metros quadrados completou 10 anos sem ter recebido reparos. Frequentemente, a quadra é tomada de focos de água por causa de goteiras. Ainda há problemas de infiltração, distribuição de energia – existem lâmpadas queimadas na Arena – e os placares eletrônicos não funcionam.

Para a prefeitura, a Arena interessa não somente pelos eventos esportivos. O local frequentemente é alugado para ser o palco de shows nacionais, e portanto a urgência em deixar o ambiente mais convidativo vem aumentando.

Contudo, além da reforma, o prefeito estabeleceu como prioridade para o ano a construção de centros de treinamentos. Como explica o superintendente Delmar Tondolo, seriam estruturas mais simples, focadas na preparação de atletas. “Não precisaria de arquibancada e a separação dos ambientes pode ser feita por redes. Seria num estilo galpão, com duas quadras, espaço para o tênis de mesa e também para artes marciais”, diz.

Os próximos passos

Segundo o superintendente serão necessários cerca de R$ 1 milhão somente para o processo de reforma. Antes de apresentar o projeto para tentar captar recursos, contudo, Tondolo explica que ele precisa ser refeito. “A gente já tem um documento pronto há tempos, mas não está muito de acordo com nossas necessidades. Estamos revendo isso”, explica.

Para Tondolo, será possível cumprir as metas estipuladas dentro desse ano, tendo a manutenção da Arena Brusque como prioridade. “A gente precisa reformar o quanto antes. Isso tem a ver com a preservação da imagem de Brusque. Teremos competições estaduais de futsal, shows e eventos diversos na cidade e fica feio pra cidade um ambiente com goteiras”, completa.

“A gente precisa reformar o quanto antes. Isso tem a ver com a preservação da imagem de Brusque. Teremos competições estaduais de futsal, shows e eventos diversos na cidade e fica feio pra cidade um ambiente com goteiras”. – Delmar Tondolo, superintendente da FME

Outras metas para o esporte

Além das obras na Arena Brusque, outras metas para o esporte municipal foram estabelecidas pelo prefeito interino. Uma delas diz respeito à aquisição de uma van para fazer o transporte das modalidades. “O nosso ônibus não poderá fazer mais viagens devido a uma determinação do Deter [Departamento de Transportes e Terminais do Estado], e essa van será importante para conseguir continuar disponiblizando o deslocamento de equipes esportivas da cidade”, diz Tondolo.
Também estão previstos para o ano a ampliação do programa Esportes nos Bairros, fornecimento de mais materiais esportivos para as modalidades, melhoria na qualidade dos eventos esportivos e a aquisição de mais um veículo pequeno.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio