Armazenamento inadequado pode estragar medicamentos

Remédios devem ser armazenados longe da umidade e do calor e sem iluminação

Armazenamento inadequado pode estragar medicamentos

Remédios devem ser armazenados longe da umidade e do calor e sem iluminação

Um medicamento conservado inadequadamente não terá o efeito desejado no organismo. Por isso, é importante que remédios comuns, como antibióticos, antiflamatórios, analgésicos, cremes e pomadas sejam armazenados principalmente longe da umidade, e em locais sem iluminação.

A diretora de Vigilância em Saúde de Brusque, Clotilde Imianowsky, afirma que os medicamentos devem ser guardados em locais altos, distante do alcance de crianças e na área central de um armário. “O ideal é que não fique perto da parede devido à umidade”.

Clotilde diz que é preciso observar também a data de validade. Porém, ela ressalta que alguns medicamentos, mesmo sem apresentar na bula que estão vencidos, podem não estar apropriados por já terem perdido a vedação. A diretora ainda recomenda que não se tenha muitos remédios em casa após tratamentos. “É comum guardar medicamentos mesmo depois do tratamento. Mas é bem provável que se for necessário em outro momento, o seu efeito não será o mesmo”.

Além de não ter o efeito desejado no organismo, é possível, segundo Clotilde, que o remédio cause intoxicação e até alergia, dependendo de como o metabolismo da pessoa reagirá.

A farmacêutica da Drogaria Cristian, Cláudia Drabik, também explica que os medicamentos precisam ser conservados em locais com temperaturas ambientes – de 15 a 25 graus. A não ser os que necessitam ser refrigerados, como a insulina – o caso mais comum. Em geral, este fica entre 2 e 6 graus. Ela diz que é recomendável que sejam armazenados em caixinhas, dentro de um armário, num espaço limpo, longe da umidade e do calor. “Não é aconselhado que deixem no banheiro, por causa da umidade, e na cozinha, perto do fogo”.

Cláudia afirma que se não forem bem armazenados, o medicamento perde a estabilidade e não terá o efeito esperado. Além disso, a farmacêutica diz que não é bom deixá-lo muito tempo guardado. No caso de comprimidos, pode-se respeitar a validade normal. Já em xaropes, por exemplo, o ideal é que depois de aberto, seja consumido entre sete e dez dias, pois após esse período, pode perder a sua estabilidade. “É preciso avaliar a cor e a consistência. Caso já não tenha uma boa aparência, o ideal é não utilizá-lo mais”.

Descarte correto

A Vigilância em Saúde de Brusque é responsável por recolher os medicamentos vencidos. O órgão pega estes materiais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e faz o descarte correto em aterros sanitários. Nas farmácias o procedimento também é feito. Os clientes podem levar até os estabelecimentos, e estes repassarão a empresas especializadas no recolhimento dos medicamentos.

20160401-16

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio