Os impactos do fechamento da agência do Ministério do Trabalho em Brusque são grandes, tendo em vista o conservadorismo nas grandes empresas. Conservadorismo conforme as formas de trabalho e as relações entre empregado e empregador. A indústria é altamente produtora na cidade, e quiçá a maior dependente da agência, tendo em vista as contratações tradicionais de carteira assinada. Mesmo com um natural direcionamento no mercado para contratações de prestadores de serviço, que não são necessariamente dependentes do Ministério do Trabalho, o impacto se mede justamente onde está o volume de empregabilidade na região que a agência do Ministério do Trabalho em Brusque compreende. Este fechamento revela uma intensão em modernizar as contratações, para que fiquem menos dependentes do governo, contudo, corte de custos para a secretaria. Mas claro, há casos que essa dependência é irredutível– como na indústria, que requer segurança e direitos trabalhistas em defesa do empregado.

Helio Romero, que fez aniversário no fim de semana com festa, divide a cena com a esposa Patrícia R. Heil Romero. Foto Ronaldo Ribeiro

Médio vale

O prefeito de Vidal Ramos, Helmut Stoltenberg, anunciou esta semana um investimento para alargamento da Rodovia SC 486 e em algumas estradas no interior da cidade. Este alargamento será feito através de uma escavadeira Volvo EC, que a prefeitura acaba de receber. Com a chegada da Votorantim Cimentos em 2011, muito se falou na preocupação em melhorar o acesso com pavimentação da rodovia para ligar à BR 101 através de Botuverá e Brusque, mas a conversa ficou arquivada.

Paulo Veloso e Thiago Mansur, duo que forma o Jetlag, soltam o som amanhã num sunset de frente para o mar no norte de Florianópolis. Foto Divulgação

Aniversário

Zanza Appel já está com tudo pronto pra parar a cidade no próximo dia 23. Pelo menos 200 convidados vão comemorar com ela a chegada dos 60 anos. Nesta noite, quatro bandas vão cuidar da festa, que será na Sociedade Bandeirante. Promete!

A fotógrafa Karol Noriller recebeu os mais chegados para comemorar a nova idade em casa na terça-feira. Foto Arquivo Pessoal

Clubinho 2 anos

O Clubinho 40 Graus, festa itinerante do litoral, festeja dois anos de história neste próximo sábado, dia 9. Para a comemoração, os idealizadores do agito, Sayo Farias e Ton Antony, irão reeditar uma das edições mais marcantes do Clubinho: o Bailinho Hawaii. O baile havaiano vai rolar no formato sunset no mesmo local onde o Clubinho fez no verão de 2016 sua primeira edição: o Majestic Beach Club. De frente para o mar da Praia Brava, em Itajaí, os convidados serão recebidos ao som da Bigode Groove, uma das bandas paranaenses de maior sucesso. Haverá também apresentação de DJs catarinenses, que mesclarão hip hop e música eletrônica. A festa tem o apoio do aplicativo Govivant, que fará uma ação durante o evento.

Felipe Montibeller, que fez aniversário ontem, recebe o carinho da coluna pela data. Foto Arquivo Pessoal

Investimentos

Em dezembro a Votorantim Cimentos informou um aporte financeiro na região sul, que hoje possui capacidade instalada de quase 10 milhões de toneladas de cimento por ano em sete cidades, como Vidal Ramos. O investimento é um montante de R$200 milhões em novas tecnologias, saúde, segurança, meio ambiente, infraestrutura, modernização e projetos de expansão nas unidades. Em 2019, outros R$146 milhões em novos investimentos estão previstos.

Priscilla Crespi Hausmann, Fernanda Farias Crespi, Danielle de Sousa e Caroline Stoltenberg socialmente por Brusque. Foto Silvana Hellmann

Sustentabilidade

O chocante vídeo de um canudo plástico sendo retirado do nariz de uma tartaruga viralizou na internet e acendeu um alerta para a questão do uso dos plásticos. Em paralelo, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que em 30 anos tenha mais resíduos deste tipo no oceano do que peixes. Consciente da causa ambiental, e com foco sustentável no seu dia a dia, o Beto Carreiro World é outra empresa que passou a substituir os canudos plásticos por canudos de papel, que são biodegradáveis e não oferecem risco à vida marinha. A estimativa é que a iniciativa elimine 1 milhão de canudinhos do planeta por ano. Em Brusque, o debate ocorreu em junho na Câmara de Vereadores, mas não foi adiante.