Atletas da ABK garantem vaga para a estapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê

Hendrielly de Souza e Jadson Neves Moitinho conquistam vaga na epata regional em Joinville

Atletas da ABK garantem vaga para a estapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê

Hendrielly de Souza e Jadson Neves Moitinho conquistam vaga na epata regional em Joinville

Os atletas da Associação Brusquense de Karatê, Jadson Neves Moitinho e Hendrielly de Souza, estão classificados para a etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê. As vagas foram conquistadas na fase regional da competição, ocorrida entre os dias 12 e 14 de julho, em Joinville. Os karatekas, integrantes da Seleção Catarinense, enfrentaram fortes rivais na briga pelas vagas. Os três primeiros de cada categoria garantiram a classificação.
Moitinho, natural de Guabiruba, conquistou o segundo lugar. O atleta disputou duas lutas até chegar na final da categoria 17 anos, até 61 quilos. Segundo o técnico da equipe, Moacir Marques, comenta que o rival, de São Paulo, era forte e Moitinho não quis se expor ao final da luta. Apesar de estar em vantagem, o guabirubense perdeu por detalhes. “O Jadson estava ganhando. Tentou segurar a luta, ganhando tempo e foi sofrendo penalidades. Ao final da disputa, tinha uma penalidade ainda e acabou se descuidando”, diz. O atleta foi desclassificado após dar uma rodada na área e pisar fora do limite. “O descuido dele ocasionou a desclassificação”, lamenta o técnico.
Hendrielly de Souza

A brusquense Hendrielly de Souza perdeu na semifinal e acabou em terceiro lugar. A sua categoria, dez anos, até 30 quilos, não teve disputa pelo terceiro e quarto lugar, resultando em duas karatecas com a medalha de bronze. A atleta enfrentou a atual campeã brasileira. Marques relata que foi a primeira competição dela em nível nacional. “Estando na fase de experiência, foi um excelente resultado. Conquistou a vaga e agora é amadurecer para a final”, diz.
Os outros atletas da região, Guilherme Schok e Sidnei Decker, não conseguiram a classificação. O técnico avalia a participação da equipe como satisfatória, conquistando duas das quatro vagas em disputa para a final.
 
No quadro geral de medalhas, Santa Catarina ficou na segunda colocação, com 550 pontos, atrás de São Paulo, com 1027.
Os atletas tiveram apoio da Fundação Municipal de Esportes de Brusque e Guabiruba.
Preparação
O técnico garante que a preparação dos atletas para a etapa final será intenso. Os karatecas receberam folga ontem e voltam aos treinos hoje. Será feita uma programação com trabalhos extras. O foco será tático estratégico.
Os atletas enfrentarão os mesmos adversários na próxima fase. Por isso, os treinamentos também serão direcionados em cima das falhas que os mesmos tiveram no regional. “Vamos trabalhar em cima dos erros para garantir uma medalha na final. A expectativa é de pódio nas duas categorias”, finaliza o técnico.
A etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê será realizada em Fortaleza entre os dias 1º e 4 de agosto. Os atletas estão em busca de incentivo para custear a ida para a competição.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio