Rosemari Glatz

Professora da Unifebe

Avenida Otto Renaux e prestação de contas do prefeito Cyro Gevaerd

Rosemari Glatz

Professora da Unifebe

Avenida Otto Renaux e prestação de contas do prefeito Cyro Gevaerd

Rosemari Glatz

O artigo de hoje apresenta – com pequenas adequações, – um texto publicado pela área de Relações Públicas da Prefeitura de Brusque no dia 31/12/1965, relacionando as obras públicas entregues à comunidade ao longo dos cinco anos da administração do prefeito Cyro Gevaerd e trazendo detalhes interessantes a respeito da avenida e da praça Otto Renaux.

“O Governo do Município de Brusque sente justificada satisfação ao entregar à população mais duas obras públicas que vieram enriquecer o patrimônio urbanístico da Comuna: a Avenida Otto Renaux e a Praça Pública que também empresta o nome do saudoso industrial e amigo, um dos mais intransigentes defensores do seu povo e do seu progresso.

A maior avenida de Brusque
A Avenida Otto Renaux, com 1.800 metros de extensão, 3,6 metros de meio fio, 120 árvores de ornamentação e 60 lâmpadas de mercúrio, teve a sua construção iniciada há muitos anos e já possuiu outros nomes. Várias etapas se sucederam, com a administração de vários prefeitos. Rasgada em terreno acidentado, apresentava uma série de problemas para constituir seu leito definitivo.

Em 1964, a Prefeitura firmou contrato com a empresa Terraplanagem Catarinense S/A para implantação definitiva dos serviços de nivelamento e alargamento cujo custo, superior a 10 milhões de cruzeiros, foi compensado com impostos e serviços públicos. 21.802 metros cúbicos de terra foram transportados pelas possantes máquinas da TERCAT.

3.000 metros de meio fio fabricados pela Prefeitura foram assentados na Rua do Centenário até o fim da Avenida. 120 árvores de sombra foram plantadas. 15 luminosos indicativos e 60 lâmpadas a mercúrio iluminam, à noite, a mais extensa via pública de Brusque.

Jardim Público Otto Renaux
Com essa praça, a Prefeitura Municipal inaugura o 5º logradouro público aprazível e pitoresco. A Praça Otto Renaux está localizada na confluência da Avenida com o mesmo nome, com a Rua Barão do Rio Branco. O terreno foi doado pela família do benemérito industrial e as obras foram custeadas integralmente pela prefeitura. As luminárias foram adquiridas na empresa Victor Probst S/A e as árvores foram fornecidas por H. J. Eipper, de Corupá. O projeto e a execução ficaram a cargo da própria prefeitura.

Industrial Otto Renaux
Nascido em Brusque no ano de 1887, Otto trabalhou e dirigiu as empresas Renaux durante 42 anos. Foi um dos Diretores Fundadores do Banco Indústria e Comércio de Santa Catarina S/A, e de várias outras empresas, como: a Força e Luz de Santa Catarina S/A, e as Indústrias Têxteis Renaux S/A.

Incentivador das entidades esportivas, sociais e educacionais, foi um dos fundadores do Ginásio Cônsul Carlos Renaux, do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem e de outros órgãos de grande importância. Ao falecer em, 1962, deixou uma obra que dificilmente poderá ser superada. Seu nome, por isso, ficará perpetuado na bela Avenida de Brusque, e emoldurado num bonito jardim do Berço da Fiação Catarinense, seu torrão natal.

Mais de 1.500 árvores plantadas
Concluindo os 5 anos da atual administração, a Prefeitura entregará, até 31 de janeiro (de 1966), as seguintes obras à comunidade: Estação de captação e tratamento de água; Parque Público Municipal e Jardim Zoológico; Grupo Escolar João Hassmann; Grupo Escolar Coletor Oswaldo Reis; Linha de Distribuição de Energia do Rio Branco; Escola Municipal Oscar Maluche; Escola Municipal de Varginha; Ligação rodoviária J. Bauer – São Leopoldo; Muro de arrimo; Chafariz luminoso e outras obras de menor vulto. Com mais de 1.500 árvores plantadas durante esta administração, Brusque torna-se mais verde e florido”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio