Barbie brasileira exposta em Paris é criação de duas alunas da Unifebe

Acadêmicas participaram de concurso do Musée des Arts Décoratifs e da Mattel

  • Por Redação
  • 23:22
  • Atualizado às 16:14

Barbie brasileira exposta em Paris é criação de duas alunas da Unifebe

Acadêmicas participaram de concurso do Musée des Arts Décoratifs e da Mattel

  • Por Redação
  • 23:22
  • Atualizado às 16:14
  • +A-A

A Barbie está mais brasileira do que nunca. Para homenagear a boneca mais famosa do mundo, o Musée des Arts Décoratifs (Museu de artes Decorativas) de Paris, expõe até setembro a trajetória do brinquedo que há mais de 50 anos é ícone de comportamento e estilo.

Para comemorar a programação, o museu e a Mattel – empresa responsável pela Barbie – lançaram um concurso internacional às escolas de Moda do mundo todo para escolher 12 bonecas que representassem a cultura de seus países. Entre as selecionadas, a Barbie “Flora Sul”, criada pelas irmãs Amanda e Jaqueline Brasil, acadêmica do curso de Design de Moda e estudante da pós-graduação em Negócios da Moda e Vestuário do Centro Universitário de Brusque (Unifebe).

Além de ficar em exposição em Paris até o dia 18 de setembro, a boneca também será comercializada durante 10 anos pela empresa Mattel, levando o nome das designers e da Unifebe. Para as irmãs, o resultado foi recebido com muita emoção.

“Foi surpreendente, não esperávamos que seriassem as únicas do Brasil a ser selecionadas. A sensação é inexplicável e é algo que nos dá inspiração para continuar seguindo carreira no mundo da Moda. A ficha ainda não caiu, parece que foi um sonho o que aconteceu”, contam.

barbie

Produção

O curso de Design de Moda da Unifebe recebeu o convite para o concurso devido à parceria com o museu no projeto “Euro Fashion”, que a cada dois anos leva estudantes a Paris. Para concorrer, foram desenvolvidos dois looks: um criado pelas irmãs e outro idealizado pela acadêmica Yasmin Reis.

“Foi uma correria, pois recebemos o convite dias antes do término do ano letivo de 2015. As bonecas foram entregues pessoalmente na sede do museu, anexo ao Louvre, em Paris, poucos dias depois”, conta a pró-reitora de pós-graduação, pesquisa, extensão Edinéia Pereira da Silva Betta, coordenadora do curso de Moda na época do concurso.

Para alunas o processo foi cansativo, mas recompensador.

“Como estávamos com um prazo super curto, passamos três dias inteiros nos dedicando a criação e produção. E como ela é pequena, então tudo foi feito com muita delicadeza para se encaixar nas medidas da Barbie. Assim, colocamos em prática os processos de história da moda, com a criação de um traje típico que representasse a América Latina”, conta Amanda.

A inspiração veio da fauna e flora e representação da mulher sul-americana. No projeto final, foram representadas as cores de cada país da América do Sul e os traços de suas culturas.

“A regra era representar trajes típicos da nossa América. Então, buscamos nos inspirar nas mulheres, que representam várias culturas e raças, sem perder a sensualidade que é um traço muito forte das mulheres daqui. Também, sempre valorizando a boneca que é um ícone de moda”, explica Jaqueline.

Escolhida
O concurso contou com a participação de 299 looks, apresentados por 27 escolas de Moda. As 12 bonecas escolhidas, por júri composto por representantes da Moda e da empresa Mattel, são dos países: Brasil, México, França, Itália, Emirados Árabes e Bélgica.

“Estou muito orgulhosa, mas não surpresa. Eles podem muito mais do que imaginamos! Nosso curso tem qualidade. Estamos sempre em movimento no curso, planejando e incentivando nossos alunos, mas foi a primeira vez que nossos acadêmicos participaram e venceram um concurso deste porte! Estar entre os melhores alunos de moda do mundo é realmente muito gratificante “, afirma a pró-reitora.

Segundo o coordenador de Design de Moda, Rodrigo Zen, o curso continuará com projetos deste nível, projetando os acadêmicos internacionalmente.

“Mostramos mais uma vez que temos qualidade! No próximo ano, levaremos mais uma turma para Paris e Londres, pois o movimento não pode parar. A Moda não para”, adianta Zen.

Serviço
A boneca produzida pelas a alunas e muitos outros exemplares da Barbies estarão em exposição no Museu Les arts Décoratifs, localizado na rua Rivoli, 107 – 75001, em Paris, França, até o dia 18 de setembro.

A exposição também pode ser conferida no link.

barbie3

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio