A estação das flores chega para deixar os ambientes mais alegres e inspiradores. A partir de hoje, as cores se intensificam e as atenções se voltam para os jardins, pois é quando as plantas e flores, despertam. A Primavera é também um período terapêutico, em que brota o desejo e o interesse das pessoas pela jardinagem.
A proprietária da Barni Garden Center, Laisa Luana Barni Zanon, 30 anos, esclarece que ter um jardim em casa, implica conhecer as plantas, flores e espécies, amá-las e ter um zelo especial. “Cada planta tem suas peculiaridades, por isso é preciso ter  intimidade com ela para saber em que período do ano podar, como adubar e de que maneira regá-la”, diz.

Cuidados necessários

Laisa explica “cada planta tem necessidade diferente de rega”. O segredo para descobrir se a planta precisa de água, segundo a empresária, é verificar se o solo está úmido ou seco. Ela ressalta a importância de ter sensibilidade com a planta, conhecê-la e observá-la diariamente.
A adubação é importante para o crescimento saudável das plantas. Existem os adubos químicos que possuem em sua formulação os nutrientes essenciais: N (Nitrogênio), P (Fósforo) e K (Potássio). “Se você deseja seu jardim florido, é importante procurar adubo rico em fósforo, pois intensifica a floração”.
A empresária informa também que a poda das plantas deve ocorrer em época adequada, para que assim possa desenvolver-se. A poda tem papel fundamental para o crescimento. Inclusive é possível treiná-la para que a muda cresça em um determinado formato ou local.

Manutenção

A manutenção de um jardim deve ser feita com regularidade, pois é preciso ficar atento à umidade do local e ao aparecimento de pragas e insetos. Por isso, Laisa recomenda que o acompanhamento seja feito por um profissional capacitado. A periodicidade para a manutenção – diária, semanal, mensal – dependerá do tamanho do jardim e das espécies cultivadas.

Colorido da Bougainvillea

Entre as diversas flores que desabrocham nesta época do ano está a Bougainvillea, conhecida popularmente como Primavera ou Três Marias. A planta se destaca pelo colorido das flores que vai do branco ao vermelho vivo, com pétalas simples ou dobradas. O cultivo pode se dar como arbusto ou trepadeira, sendo necessária, neste último caso, a orientação do crescimento. “É uma planta que precisa estar preferencialmente em locais que recebam sol o dia todo e necessita regas moderadas”, explica Laisa. A poda ocorre quando acaba a floração, em meados de julho, e é fundamental para o crescimento vigoroso e saudável. Ela pode ser cultivada inclusive em vasos, segundo a empresária. “A floração é intensa e muito vibrante, com duração longa de até seis meses e pode ser cultivada em apartamentos, porém, é preciso atentar para os espinhos em locais de circulação. É uma planta que chama muito a atenção pelas cores”, salienta.

Empresa consolidada no mercado

A Barni Garden Center existe no mercado há mais de 20 anos e em Julho mudou para um novo espaço, na Avenida Hugo Schlösser, no Jardim Maluche. A empresa possui uma ampla e moderna loja, pensada em cada detalhe. Agrega floricultura, jardinagem e paisagismo em um só lugar.
A loja oferece todos os produtos ideais para jardinagem, flores para presentear, plantas frutíferas, vasos decorativos, hortaliças, plantas ornamentais, entre outros serviços. Possui ainda uma equipe especializada para o desenvolvimento e manutenção do jardim, projetos e execução de paisagismo e jardins verticais.

“Cada planta tem suas peculiaridades, por isso é preciso ter  intimidade com ela para saber em que período do ano podar, como adubar e de
que maneira regá-la”

Laisa Luana Barni Zanon – proprietária

Barni Garden Center

Avenida Hugo Schloesser, s/n,
Jardim Maluche, próximo da APAE
Fone: (47) 3355-3037

Horário de atendimento

Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 18h. Sábados, das 8h às 12h