Basquete Brusque perde para Joinville Blackstar e termina Estadual de basquete em quarto

Blumenau, que derrotou os brusquenses na final four, conquista o tetracampeonato

Basquete Brusque perde para Joinville Blackstar e termina Estadual de basquete em quarto

Blumenau, que derrotou os brusquenses na final four, conquista o tetracampeonato

Brusque Basquete e Blackstar realizaram a disputa do terceiro lugar do Campeonato Estadual de Basquete Adulto neste sábado, 10. A partida ocorreu no ginásio esportivo da Embraco, em Joinville.

A equipe da casa fez grande partida e confirmou a boa campanha ao vencer os brusquenses por 89 a 79. A Blackstar ainda teve o cestinha do campeonato, o jogador Leandro, com 316 pontos. Já o destaque da competição foi Willian, do Joinville.

No dia anterior, Brusque havia sido derrotado pelo Basquete Blumenau por 85 a 69.

Basquete Blumenau é campeã
Na sequência, o Basquete Blumenau venceu o Basquete Joinville e conquistou pela quarta vez o título da competição. Os times chegaram à decisão invictos. Ao fim, a equipe blumenauense venceu o adversário por 71 a 68.

O equilíbrio e a intensidade das duas equipes ficou claro ao fim do primeiro período, empatado em 20 a 20. Se no primeiro quarto o duelo foi lá e cá, no segundo continuou equilibrado, mas Blumenau passou a mostrar mais eficiência. Contando também com efetivos acertos nas bolas de 3, a equipe foi para o intervalo com 8 pontos de diferença: 45 a 37. Ao fim do terceiro período, apesar de Joinville encostar no placar por duas vezes, o time blumenauense ainda conseguiu ampliar a vantagem e ir para os 10 minutos finais com 9 pontos à frente: 53 a 44. Mas o melhor ainda estava por vir.

Empurrado pela torcida, a diferença caiu para apenas 2 pontos (59 a 61) faltando ainda quatro minutos para o fim. A bola que seria a da virada pegou no aro e a torcida joinvilense foi de vez à loucura com a possibilidade de reversão no placar.

Os tiros livres convertidos em sequência por Semmke e pelo americano Moody fizeram a Apab/Blumenau abrir 8 pontos e respirar novamente (67 a 59). Joinville voltou a encostar no placar, deixando a disputa dramática: 67 a 65, a 44 segundos do fim.

Quando Blumenau já tentava administrar o jogo, eis que um lance quase muda o rumo da taça. Semmke perdeu a bola no setor defensivo, mas levou sorte. Na sequência do lance, o arremesso joinvilense caprichosamente bateu no aro e não entrou. Para aumentar o drama da Apab, a equipe da casa ainda teve a posse da bola em uma falta na sequência, mas novamente desperdiçou a virada.

Foi aí que Moody, destaque do jogo, apareceu outra vez com frieza. Ele converteu dois lances livres a 16 segundos do fim e dilatou o placar: 69 a 65. Joinville ainda conseguiu colocar uma bola de três e encostou de novo: 68 a 69. Porém, sem a posse de bola, o time do norte do estado foi obrigado a apelar para a falta nos 10 segundos finais. Moody não perdoou. Ele mandou mais duas bolas na caçapa e fechou o confronto em 71 a 68 para os blumenauenses, campeões estaduais de 2018.

O Campeonato Catarinense de Basquetebol Adulto foi promovido e organizado pela Federação Catarinense de Basketball, com apoio da Trimania.

Classificação final
1º Basquete Blumenau (Apab)
2º Basquete Joinville
3º Joinville Blackstar
4º Brusque Basquete (AD Brusque)

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio