Rosemari Glatz

Professora da Unifebe

Biergarten im Frühling: um brinde à alegria em Guabiruba!

Rosemari Glatz

Professora da Unifebe

Biergarten im Frühling: um brinde à alegria em Guabiruba!

Biergarten im Frühling: um brinde à alegria em Guabiruba!

Em pleno ritmo de festas de outubro aconteceu em Guabiruba, no último dia 7 de outubro, a segunda edição do Biergarten im Frühling (Primavera no Jardim da Cerveja). Aberto ao público, o evento foi realizado entre 11h e 18h, no bairro Imigrantes, e foi prestigiado por pessoas de diversas idades. Além dos Guabirubenses, turistas de Blumenau, Brusque, Pomerode e Gaspar também compareceram ao encontro. A primeira edição foi realizada em 8 de outubro de 2016.

Biergärten
Na Alemanha, são espaços de uso comum, muito utilizados na primavera e verão, onde há grandes mesas em área aberta, usadas para Stammtischs (como as nossas happy hours), almoços, conversas e piqueniques acompanhados de boa cerveja. São como praças de alimentação, ao ar livre, com árvores e flores à sua volta, e o Biergarten im Frühling tem em seu bojo a proposta do Biergarten alemão, adaptado aos nossos costumes.

A escolha da data e as tradições
Santa Catarina e, de modo especial, o Vale do Itajaí, é conhecido pelas suas “Festas de Outubro”, a exemplo da Fenarreco e da Oktoberfest. Aproveitando o momento festivo, o Biergarten im Frühling acontece sempre no primeiro sábado que coincide com a abertura das festas de outubro, e traz consigo o resgate das tradições típicas da colonização alemã no Vale do Itajaí Mirim. Em 2016, por exemplo, foi oferecido a “Süssbier“, cerveja doce feita com gengibre, branca, sabor adocicado bastante picante que se assemelha a um refrigerante (Gurmán Selective Pub). E, em 2017, foi oferecido o delicioso Strudel de Maçã (Confeitaria Danine) acompanhado de uma generosa bola de sorvete de creme (Sorveteria São Pedro).

Música: Banda Das Lebenslied
O evento foi animado pela Banda Bastardos Country Rock e o destaque do Biergarten im Frühling foi a apresentação cultural da Banda Das Lebenslied, grupo musical composto por alunos da Escola Padre Germano Brand (bairro Aymoré, Guabiruba), que conseguiu envolver os participantes com suas lindas canções, instrumentos e traje típico. Voltado à cultura alemã e do imigrante, a Das Lebenslied resgata e reproduz canções tradicionais folclóricas. O nome “Das Lebenslied” vem do alemão e quer dizer “a canção da vida”.

Pratos típicos
Com qualidade e atendimento personalizado, o serviço de cozinha cuidou de oferecer os pratos típicos das tradições alemãs, tendo sido servido: (1) Pelznickelbrot: sanduíche de pão preto recheado com queijo fundido e carne de porco cozida e desfiada; (2) Pommes frites: batatinha frita acompanhada de linguiça pura tipo Blumenau, e (3) Brotwurst: linguiça assada servida no pão preto com mostarda. Além disso, os participantes puderam degustar chocolates artesanais da San Nicolau e picolés da Sorveteria São Pedro.

Cerveja artesanal
Guabiruba é conhecida por seus inúmeros cervejeiros artesanais. No Biergarten im Frühling os cervejeiros tiveram oportunidade de montar sua tenda no gramado, reunir amigos e familiares em torno da boa cerveja caseira, e compartilhar sua própria produção. A Gurmán foi a cervejaria responsável por garantir ao público cerveja artesanal de boa qualidade, inclusive a Pelznickelbier.

Realização
O Biergarten im Frühling é uma realização da Gurmán Selective Pub, em parceria com a Associação Visite Guabiruba (Avigua), que reúne empreendimentos ligados ao turismo e tem como finalidade incrementar e divulgar o potencial turístico de Guabiruba, valorizando suas características culturais provenientes da imigração. E, dado o sucesso do evento, já é possível prever que, muito em breve, o Biergarten im Frühling seja ampliado.

Que venha a edição 2018 do Biergarten im Frühling: Ein Prosit!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio