Na manhã desta segunda-feira, 16 de dezembro, aconteceu o lançamento da pedra fundamental da fábrica da BMW em Araquari, no Norte de Santa Catarina. O ato marca o início oficial da construção da unidade fabril, que será a primeira montadora de automóveis da BMW na América do Sul, e contou com a presença do vice-presidente Michel Temer, da diretoria da montadora alemã para o Brasil e de autoridades do Estado.
A fábrica
A diretoria da BMW foi representada por Ludwig Willisch, presidente para as Américas do BMW Group; e Arturo Piñeiro, presidente do BMW Group Brasil. O investimento realizado na construção da fábrica é de mais de 200 milhões de euros (cerca de R$ 600 milhões), e resultará em uma unidade produtiva com capacidade instalada de 32 mil veículos ao ano. O início da produção está previsto para outubro de 2014. O empreendimento tem o apoio do Governo do Estado e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
O portfólio de produção catarinense incluirá os modelos Série 1, Série 3, X1, X3 e MINI Countryman. Cerca de 1.300 empregos diretos serão gerados, dos quais 60 já foram preenchidos, além de aproximadamente 2.500 indiretos em um primeiro momento, contando fornecedores, parceiros de negócios e novos concessionários.
“Com a construção da fábrica no Brasil, reforçamos o nosso compromisso com o país e agregamos um marco na estratégia de crescimento em longo prazo do BMW Group. O Brasil possui uma economia que vem se consolidando globalmente e é um mercado com um enorme potencial de crescimento futuro”, afirmou Ludwig Willisch.
A BMW ainda apresentou novos modelo. Entre eles, o 320i Active Flex, o primeiro modelo premium turbo flex do mundo.
Novos investimentos
O governador Raimundo Colombo destacou também que a instalação da BMW em Santa Catarina vai impulsionar a vinda de outros empreendimentos para o Estado. “Estamos procurando incentivar muito a vinda de novas empresas. E a decisão da BMW de investir em Santa Catarina nos tornou referência. Quando estamos negociando, mostrando o nosso potencial e usamos a palavra mágica “BMW”, parece que a conversa muda e aumenta o interesse das pessoas”.