Bombeiros comunitários serão promovidos em Guabiruba nesta quarta-feira, 19

Solenidade será realizada na Câmara de Vereadores de Guabiruba, às 19h30

Bombeiros comunitários serão promovidos em Guabiruba nesta quarta-feira, 19

Solenidade será realizada na Câmara de Vereadores de Guabiruba, às 19h30

Na quarta-feira, 19, onze bombeiros comunitários serão promovidos em uma solenidade marcada para as 19h30 na Câmara Municipal de Vereadores de Guabiruba. Dez trabalham atualmente na cidade e um foi transferido recentemente. A cerimônia terá a participação de autoridades municipais, familiares dos promovendos e contará com a entrega do título de Amigo do Bombeiro e do tradicional banho aos formandos.

O presidente da Associação de Bombeiros Comunitários de Guabiruba, Sidinei Fischer, afirma que faz muito tempo que o município não tem essa formatura e por isso foi decidido contabilizar as horas trabalhadas dos voluntários e conceder o grau de promoção correspondente a cada um. “Para o bombeiro comunitário ser promovido é muito gratificante. Com a graduação maior, o grau hierárquico é mais alto, a autoridade maior, mas o respeito é o mesmo entre todos”, pontua.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Guabiruba, sargento Carlos Henrique de Andrade, enaltece a importância do trabalho voluntário, principalmente nos dias atuais em que há falta de efetivo de militares. “Nós só temos que incentivar e agradecer esse trabalho totalmente voluntário que essas pessoas realizam que é muito importante não somente para os bombeiros, mas para toda a comunidade”, destaca.

O quartel do Corpo de Bombeiros de Guabiruba foi fundado em 22 de dezembro de 2003 com nove bombeiros militares e cinco bombeiros comunitários vindos de Brusque. O primeiro comandante foi o sargento Antônio Valmir Rodrigues.

Em 2004 foi realizado o primeiro curso de bombeiros comunitários da cidade em parceria com Brusque onde se formaram quatro bombeiros comunitários. Já em 4 de agosto de 2004 foi fundada a Associação de Bombeiros Comunitários, sendo o primeiro presidente eleito Sidinei Fischer.

Desde a sua fundação, passou pela associação 38 bombeiros comunitários, entre formados na cidade e vindos transferidos de outros quartéis. Alguns pediram desligamento, outros transferência, restando hoje dez bombeiros comunitários ativos em Guabiruba.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio