Bombeiros dão dicas para soltar fogos de artifício em segurança

Fogos devem ser disparados em locais abertos e sem qualquer tipo de obstáculo

Bombeiros dão dicas para soltar fogos de artifício em segurança

Fogos devem ser disparados em locais abertos e sem qualquer tipo de obstáculo

Com as festas de fim de ano vêm também as queimas de fogos de artifícios. O ritual exige cuidados para quem vai manusear ou presenciar os fogos.

Para as festas, o subcomandante operacional da Polícia Militar Ambiental de Florianópolis, major Marledo Egídio Costa, recomenda que os fogos sejam disparados em locais abertos e sem qualquer tipo de obstáculo.

“É prudente evitar centros urbanos com edifícios, locais que tenham fios de alta tensão, que podem de alguma maneira causar qualquer transtorno à vida da sociedade naquele momento”

Nas praias, locais mais comuns das festividades, também devem ser tomados cuidados com o fluxo de pessoas. Os fogos normalmente são soltos por barcas em alto mar, mas podem ser comprados explosivos mais fracos em várias lojas do comércio.

Caso a pessoa queira disparar um desses, deve ser feito em um ambiente que não tenha aglomerados e que estejam a uma distância segura do artefato. “Deve estar bem direcionado para que não atinja grupos de pessoas e a qualquer tipo de local que possa causar um prejuízo maior”, afirma o major Marledo.

Leia também: Saiba como proteger os animais do barulho dos fogos de artifício no Réveillon

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio