Botafogo desmonta vantagem rubro-negra e vai à final do Carioca

No Campeonato Gaúcho, Grêmio passa para a final sem sustos

Botafogo desmonta vantagem rubro-negra e vai à final do Carioca

No Campeonato Gaúcho, Grêmio passa para a final sem sustos

O Botafogo venceu o Flamengo por 1 a 0 e está classificado para a final do Campeonato Carioca. O gol da vitória foi marcado pelo meia Luiz Fernando. O adversário do alvinegro  será definido nesta quinta-feira, 29, no confronto entre Fluminense e Vasco no Maracanã, que começa às 21h.

A partida começou com o Flamengo dominando completamente a posse de bola, mas logo a situação foi equilibrada. Aos 19 da primeira etapa, Diego Alves fez bela defesa em um cabeceio do zagueiro botafoguense Igor Rabello.

Mesmo com menos posse de bola, o Botafogo finalizava mais, e foi recompensado aos 38 minutos da primeira etapa. Lindoso fez um ótimo passe para Marcinho, que cruzou rasteiro para Luiz Fernando chutar de primeira e quebrar a vantagem flamenguista do empate.

Na segunda etapa, a defesa botafoguense se postou bem em campo, evitando perigos por parte dos principais jogadores adversários, como Diego e Vinícius Júnior. Mas aos 30, o Flamengo finalmente conseguiu ótima chance para chegar ao gol da classificação. Everton cruzou da linha de fundo para Dourado, que cabeceou bem, mas a bola bateu na trave direita de Jefferson.

Os espaços começaram a aparecer para os rubro-negros. Pará jogou a bola na área e Marlos cabeceou no meio do gol, obrigando o goleiro do Botafogo a mandar para escanteio. Pressionando, mas sem sorte nem competência na finalização, o Flamengo não pôde fazer mais nada, e o Botafogo conquistou a vaga na final.


Grêmio assegura vaga sem sustos
O Grêmio assegurou a classificação para a final do Campeonato Gaúcho ao ter empatado com o Avenida nesta quarta-feira, 28, em 1 a 1, na Arena do Grêmio. O título será definido contra o Brasil de Pelotas, que eliminou o São José ontem no Bento Freitas. Após 1 a 1 no tempo normal, o Xavante bateu os visitantes por 4 a 3 nos pênaltis. O primeiro jogo da final será disputado neste domingo, 1, às 16h.

Após meia hora de domínio completo do Grêmio, o placar foi aberto com Arthur. Após a cobrança de lateral de Cortez, Hernane girou e fez bom passe para o garoto, que encheu o pé e estufou as redes do goleiro Rodrigo com um chute rasteiro. Ele já havia marcado o primeiro gol do jogo de ida.

Aos 18 minutos da segunda etapa, o Avenida ainda conseguiu empatar a partida, com  Diego Torres. Após cobrança de escanteio feita por Itaqui na direita, o meia subiu livre para cabecear no canto direito de Paulo Victor.

Sem se deixar abalar e continuando com a vantagem inicial de três gols, o Grêmio manteve o controle do jogo, até mesmo com alguns relaxamentos no meio-campo. O Tricolor ainda acertou uma bola no travessão aos 29, quando Luan foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de Madson. Com o passar dos minutos, as remotas chances de o Avenida ameaçar a classificação gremista foram se reduzindo cada vez mais, até o apito final.

Arthur marcou nos dois jogos da semifinal | Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio