Botuverá está entre os municípios que menos liberam gases de efeito estufa em SC
Cidade ficou na sétima posição do ranking; dado são de estudo inédito das emissões dos municípios brasileiros entre 2000 e 2018
Botuverá ficou em 7º lugar entre os municípios com menores estimativas de emissão de gases de efeito estufa em Santa Catarina. A informação é da organização Observatório do Clima, que divulgou os dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG).
Os gases de efeito estufa são gases produzidos pelas atividades humanas que vão parar na atmosfera contribuindo para o aquecimento do planeta. Entre eles, têm o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O).
O SEEG é estudo inédito dedicado as emissões dos municípios brasileiros entre 2000 e 2018. Foram avaliados valores de emissão bruta no país relacionados aos setores de Agropecuária, Mudança do uso da Terra e Floresta, Energia e Resíduos, de acordo com metodologia preconizada pelo IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change).
Ranking dos municípios catarinenses com menores estimativas de emissão de CO2e (t) GWP-ARS para o ano de 2018
De acordo com o estudo, o município de José Boiteux, no Vale do Itajaí, apresentou estimativa de remoção de CO2e (t) GWP-ARS. Isso ocorre principalmente pela manutenção de floresta secundária e de áreas protegidas.
Em contrapartida, o município de Capivari de Baixo, no Sul do estado, apresentou a maior estimativa de emissão entre os municípios catarinenses, devido ao conjunto de termelétricas a carvão do complexo Jorge Lacerda.
Ranking dos municípios catarinenses com maiores estimativas de emissão de CO2e (t) GWP-ARS para o ano de 2018:
Emissão de CO² por área em SC
Os resultados demonstraram também que o município de Capivari de Baixo é o maior emissor de CO2e do Brasil por área. Com um total de 85.578 toneladas de CO2 por km2.
Mapa da estimativa total de Co2e por município do estado de Santa Catarina:
Considerando que alguns estudos demonstram que é necessário o plantio de 7,14 árvores para cada tonelada de CO2 emitido para que o planeta não sofra os danos causados por esta emissão, seria necessário o plantio de cerca de 600 mil árvores por ano no município, que representaria 4 vezes a área total de seu território.
Ranking dos municípios catarinenses com maiores estimativas de emissão de CO2e (t) GWP-ARS por área (Km2) para o ano de 2018:
Ranking dos municípios catarinenses com menores estimativas de emissão de CO2e (t) GWP-ARS por área (Km2) para o ano de 2018:
Mapa da estimativa total de CO2e por área (Km2), por município do estado de Santa Catarina:
Emissão CO2e per capita
O município de Capivari de Baixo também possui as maiores estimativa de emissão CO2e per capita (por habitante), com um total de 180,91. É como se cada habitante do município tivesse cerca de 140 carros andando 20km por dia.
Ranking dos municípios catarinenses com maiores estimativas de emissão de CO2e (t) GWP-ARS per capita para o ano de 2018:
Ranking dos municípios catarinenses com menores estimativas de emissão de CO2e (t) GWP-ARS per capita para o ano de 2018:
Mapa da estimativa total de CO2e per capita por município do estado de Santa Catarina:
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube