Botuverá está na lista das cidades que menos dependem do Bolsa Família

Município é um dos 30 que possuem menor parcela da população recebendo o benefício do governo federal

Botuverá está na lista das cidades que menos dependem do Bolsa Família

Município é um dos 30 que possuem menor parcela da população recebendo o benefício do governo federal

O levantamento feito pela revista Exame mostra que dez cidades catarinenses estão entre as 30 que menos recebem o Bolsa Família. Botuverá aparece na 14ª posição com um beneficiário a cada 215 habitantes. Através do programa, o governo federal faz a transferência direta de renda para pessoas em situação de pobreza e de extrema pobreza. A média de beneficiários em Botuverá apresentada pela pesquisa aponta 21 chefes de família na cidade. Mas o número atual é ainda menor.

O Bolsa Família beneficia cerca de 50 milhões de pessoas em todo o país. A média do Brasil é de um benefício a cada 14 habitantes. As 30 cidades que menos dependem dos repasses estão localizadas na região Sul e tem população pequena. A que ficou em primeiro lugar na lista é Wesfalia, no Rio Grande do Sul.

Os dados mostram uma população de 2.807 habitantes e cinco chefes de família recebendo o benefício.  
A maior cidade da lista é Balneário Camboriú, com 110 mil habitantes ocupando a 11ª posição. Botuverá tem população de 4.527 e os recursos do programa no município para o mês de julho foi de R$ 3.350. O Índice de Desenvolvimento Humano de Botuverá é considerado alto: 0,724.

A coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Jussara de Oliveira Lussolli, diz que depois da revisão cadastral do Bolsa Família no início de 2013, o número de beneficiários caiu para 19. Até o ano passado, o número chegava a 25. Essa revisão é realizada quando acontece mudanças nas condições da família como o aumento da renda.

> Confira reportagem completa na edição do Jornal Município Dia a Dia desta quinta-feira, 12 de setembro

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio