Botuverá recebe a primeira etapa do circuito Eco Race

A mistura da natureza com o esporte pretende atrair mais de 40 participantes

Botuverá recebe a primeira etapa do circuito Eco Race

A mistura da natureza com o esporte pretende atrair mais de 40 participantes

Natureza e esportes radicais. Esse é o ambiente da primeira etapa do circuito Eco Race. O evento acontece domingo (23), das 9 às 12h30, no sítio Recanto Feliz, em Botuverá.

O percurso da prova é feito para quem gosta de aventura. São 42 quilômetros passando por cachoeiras e trilhas em meio a mata. O trajeto envolve as modalidades de corrida/caminhada, mountain bike e canyoning – alternadas durante o decorrer da prova. O percurso é todo balizado, sem a necessidade de equipamento de navegação.

Aproximadamente, cinco quilômetros são de trilhas com graus de dificuldade diversos, como subidas e descidas, além de trechos percorridos em estradas secundárias de terra. No trecho molhado são dois quilômetros praticando o canyonismo – exploração progressiva de um rio por leitos e margens de riachos – em meio a um canyon. O trajeto mais longo é o de mountain bike. São trinta e três quilômetros por estradas de terra com subidas e descidas. 

Os atletas podem competir nas categorias solo e dupla: masculina ou feminina, e mista, respectivamente. Cada competidor percorre o circuito completo. O objetivo é completar a prova no menor tempo possível, passando pelos postos de controle, definidos pela organização do evento. O tempo estimado para a conclusão é de três horas e meia.

Segundo um dos organizadores do evento, Fabiano Zimermann, o número de inscritos passa de 40 participantes. Os três primeiros colocados recebem troféu. Todos que completarem a prova ganham medalha de participação. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Botuverá.

Calendário
A próxima etapa do Eco Race será em Brusque. Segundo Zimermann, ela  deve ser realizada em três meses. A última em novembro, em Guabiruba. ” A nossa ideia partiu do fato de ter muita gente que pedala e corre, mas faz isso dentro da cidade. A gente queria com esse circuito que o pessoal tivesse esse contato com a natureza praticando esporte”, diz o organizador.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio