Brasil goleia Japão por 4 a 0 em amistoso na Europa

Gols brasileiros foram marcados por Paulinho, dois de Neymar e Kaká

Brasil goleia Japão por 4 a 0 em amistoso na Europa

Gols brasileiros foram marcados por Paulinho, dois de Neymar e Kaká

O Brasil não encontrou dificuldades para golear o Japão por 4 a 0, em Breslávia, na Polônia, em partida amistosa realizada na manhã desta terça-feira, 16 de outubro. Os gols brasileiros foram marcados por Paulinho, dois de Neymar e Kaká.

Este foi o segundo gol do meia do Real Madrid em seu retorno à seleção após dois anos ausente. Com esta goleada, a equipe de Mano Menezes chegou à marca de 18 gols em três jogos: China, Iraque e Japão. Já a seleção asiática vinha de uma vitória sobre a França, em Paris, na última sexta-feira, 12, por 1 a 0.

O Brasil volta a campo para enfrentar a Colômbia, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, em novembro. Este será o último compromisso do Brasil com jogadores que atuam fora do país, no ano de 2012. Além deste amistoso, o time deve disputar a partida de volta do Superclássico das Américas, ante a Argentina, no dia 21 de novembro, em Buenos Aires.

O jogo

Sem contar com o contundido Marcelo, que só volta aos gramados em 2013, o técnico Mano Menezes improvisou Leandro Castán na lateral esquerda. Apesar de não ter treinado na segunda-feira, 15, por causa de uma crise de sinusite, o volante Ramires iniciou a partida como titular. Desta forma, o treinador brasileiro manteve o meio de campo ofensivo que goleou o Iraque.

A escolha se mostrou eficiente na primeira etapa. Com a marcação adiantada, o Brasil deu poucas chances para o Japão. Aos 11min, o meia Oscar serviu Paulinho na intermediária. O volante pegou de primeira, a bola fez a curva e entrou no canto direito do goleiro Kawashima. O Japão chegou a assustar em uma finalização de Honda e outra de Hasebe. Diego Alves defendeu ambas as conclusões.

Aos 23min, Kaká tentou driblar Nakamura na área. A bola ficou presa no brço do atleta nipônico e o árbitro assinalou a penalidade. Neymar cobrou com força e fez o segundo gol da seleção. Aos 33min foi a vez do meia do Real Madrid ter sua oportunidade. Ele dominou na meia-lua e bateu de chapa. A bola carimbou a trave esquerda do Japão.

Na volta do intervalo, o técnico italiano Alberto Zaccheroni, da seleção japonesa, fez duas substituições. Mas quem chegou ao gol foi Neymar. Logo aos 2min, o atacante dominou no peito, chutou cruzado e a bola desviou no zagueiro Yoshida antes de entrar na meta.
 
O Japão chegava esporadicamente ao ataque e dava espaços na defesa. Ramires anotou um tento aos 21min, anulado pela arbitragem. De acordo com o assistente, a bola fez a curva por trás do gol nipônico no cruzamento de Neymar. Aos 29min, Kaká, em sua principal característica, driblou Yoshida em velocidade e chutou de esquerda para fechar o marcador.

Mano Menezes fez cinco alterações no fim do amistoso. Kaká, Neymar, Hulk, Oscar e Ramires saíram para as entradas de Lucas, Leandro Damião, Giuliano, Thiago Neves e Sandro, respectivamente. Já nos acréscimos, Lucas quase marcou o quinto gol brasileiro, mas a bola passou rente à trave de Kawashima.

Brasil
Diego Alves; Adriano, Thiago Silva, David Luiz, Leandro Castán; Ramires (Sandro), Paulinho, Oscar (Thiago Neves), Kaká (Lucas); Neymar (Leandro Damião), Hulk (Giuliano)

Japão
Kawasaka, Nagatomo, Uchida (Sakai), Konno e Yoshida (Miyaichi); Honda, Endo, Nakamura (Inui) e Hasebe (Hosogai); Kiyotake (Kurihara) e Kagawa

Gols: Paulinho, aos 11min, Neymar, aos 24min do 1º tempo e aos 2min do 2º, e Kaká, aos 30min
Amarelos: Ramires e David Luiz
Local: Wroclaw (Polônia)

Fonte: Folhapress

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio