Bootmaf, brinquedo idealizado em Brusque, é novidade no desfile da Fenarreco

Alegorias da Mecânica Aires Fischer, que entrarão na avenida nesta quinta-feira, somam 46 metros e 8,5 mil quilos

Bootmaf, brinquedo idealizado em Brusque, é novidade no desfile da Fenarreco

Alegorias da Mecânica Aires Fischer, que entrarão na avenida nesta quinta-feira, somam 46 metros e 8,5 mil quilos

  • Por Daiane Benso
  • 6:06
  • Atualizado às 17:29
  • +A-A

A aparição dos brinquedos da MAF na avenida Cônsul Carlos Renaux dura apenas uma hora e meia, mas é o suficiente para trazer alegria à população de Brusque.

Há nove anos já é tradição a empresa trazer carros alegóricos ao desfile de abertura da Festa Nacional do Marreco, a Fenarreco, e neste ano, para não quebrar regra, a Mecânica Aires Fischer traz ao Centro da cidade o Bootmaf (boot: barco em alemão).

Com essa alegoria, todos os brinquedos da MAF que estarão no desfile totalizam 46 metros e 8,5 mil quilos. Eles ficarão acoplados um ao outro. Além disso, cerca de 200 litros de chopes serão distribuídos à comunidade.

Silvio Fischer, de 50 anos, proprietário da MAF, conta que há nove anos se teve a ideia de fazer brinquedos para desfilar na Fenarreco. A brincadeira se tornou séria e hoje para ele e mais alguns colaboradores, produzir brinquedos alegóricos é uma grande paixão.

“Naquela época, em sete dias transformarmos uma moto 1987 em side car [compartimento anexo a uma motocicleta, onde se transporta até duas pessoas]. Fizemos mais um brinquedo para quatro pessoas, levamos um barril de chope de 50 litros para distribuir e acabamos nos transformando na atração do desfile”, diz Fischer.

Lançamento da Mecânica Aires Fischer para o desfile deste ano é o Bootmaf/ Daiane Benso

Motivados pelo sucesso da experiência, de lá para cá novas alegorias foram sendo lançadas: bicicleta e avião estão entre os destaques. E neste ano, o “queridinho” da vez é o Bootmaf, que será comandado por Fabrício Schmidt, da tornearia Schmidt.

A produção do barco, que tem 4 metros e meio, iniciou no dia 4 de setembro e durou cerca de 30 dias. Para fazer a base da embarcação foi rápido, segundo Fischer, o que demorou, no entanto, foi o processo de finalização, que inclui pintura, instalação do sistema de iluminação multicor e o som.

Vários são os detalhes que tornaram o Bootmaf uma bela alegoria: o timão (volante) é original, há a âncora, muitas flores e até mesmo frutas e chopes dentro da embarcação. “Tudo é pensado estrategicamente para que na hora do desfile funcione. Há uma grande riqueza de detalhes e muita dedicação”, afirma Fischer.

De acordo com ele, assim como o barco, todos as alegorias produzidas são adaptações que remetem às festas de outubro. “Nossa intenção sempre foi fazer brinquedos que possam interagir com a população, além de mostrar que têm pessoas na cidade capazes de fazer e aperfeiçoar estes brinquedos”.

Em 2017, 23 pessoas – entre colaboradores e convidados -, vão desfilar nos brinquedos da MAF.

O desfile será nesta quinta-feira, 5, a partir das 18h30, na avenida Cônsul Carlos Renaux.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio