Prancheta - Cristóvão Vieira

cristovao@omunicipio.com.br

Bruscão faz as contas para fugir do rebaixamento no Catarinense

Prancheta - Cristóvão Vieira

cristovao@omunicipio.com.br

Bruscão faz as contas para fugir do rebaixamento no Catarinense

Prancheta - Cristóvão Vieira

Embora tenha conquistado um ponto fora de casa contra um adversário direto na luta contra o rebaixamento, o Bruscão está longe de salvar sua pele no Campeonato Catarinense, e o Marreco agora se agarra na calculadora. Principalmente graças à indigesta sequência de jogos.

Já na sexta-feira, 16, o time enfrenta o Criciúma, um confronto direto contra o rebaixamento e que será no Heriberto Hülse. Na sequência, o time recebe em casa o Tubarão, em duelo o qual não pode perder um ponto sequer, tem que vencer. Depois recebe a Chapecoense tentando acumular pelo menos um pontinho.

Matemáticos de plantão afirmam que, se chegar aos 20 pontos, o Brusque está salvo. O time tem 16, e para acumular os quatro que faltam restam ainda cinco jogos e 15 pontos em disputa. Tarefa teoricamente fácil, mas não é bem assim. Os times lá debaixo ainda estão vivos, aprontando das suas – quem esperaria que Hercílio Luz venceria o Avaí na Ressacada?

Em casa, o time precisa fazer sua parte. O quadricolor tem ainda três compromissos no Augusto Bauer: Tubarão, Chapecoense e Inter de Lages. Há grande possibilidade de o Leão Baio já estar rebaixado na rodada final. Se acumular sete pontos desses confrontos, chegando a 23, a possibilidade de rebaixamento é remota. Mesmo assim, alguma coisa o quadricolor precisa trazer dos confrontos de fora, contra Criciúma e Avaí, espantando ainda mais o fantasma da Série B.

Passado esse sufoco, a diretoria do Brusque precisa se concentrar na montagem do time para a Série D, aprendendo com os erros da montagem desastrosa deste elenco. Sem mais jogadores fora de forma, sem raça, amantes da noite ou em fim de carreira. Apostar no bom e barato sempre foi o que o clube fez de melhor. Afinal, quem duvida que Hélio Paraíba já fez mais por essa temporada em três jogos do que Clebson e Antônio Carlos no campeonato inteiro?

Galo fez feio

Galo está na penúltima posição e corre sérios riscos de ser rebaixado. Foto: Ricardo Artifon / CAC

A torcida do Concórdia saiu do sério com o empate em casa para o Bruscão, e algumas atitudes extrapolaram o aceitável. Segundo registro de súmula do árbitro William Machado Steffen, um copo foi arremessado em campo e atingiu o quarto árbitro. Além disso, o auxiliar-técnico do Concórdia, Hilton Almeida, foi expulso por ofender o trio de arbitragem.

Possíveis punições
Dentro de três dias, a súmula será encaminhada ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). O procurador irá analisar a denúncia e encaixá-la em artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Não existe a possibilidade de o Galo perder pontos pela atitude. As punições possíveis são perda de mando de campo (de uma a dez partidas) e multa (de R$ 100 a R$ 100 mil).

Times do amador beneficiados
Segundo o coordenador de esportes de participação da Fundação Municipal de Esportes (FME), Eduardo Gohr, “situações favoráveis” surgiram para as equipes que participarão do Campeonato Municipal de Futebol Amador, e que beneficiam nos custos da competição. Ele não revelou exatamente quais são estas situações, mas haverá reunião para explicar nesta terça-feira, 13, 20h30, no auditório da FME. Todas as equipes participantes estão convidadas.

Saída e retorno
Na lista dos times que participarão da competição, uma surpresa: o Poço Fundo, maior campeão da década, não está no páreo. Por outro lado, o Angelina, tradicional clube do bairro São Pedro que estava sumido do cenário do futebol amador há alguns anos, confirmou retorno. Já são cerca de 17 equipes no páreo.

Palco das trilhas

Elton de Souza / Arquivo O Município

Há dez anos, o bairro Lageado Baixo, em Guabiruba, recebia 145 pilotos de Cross Country no motódromo Dragões da Trilha. O espaço foi palco do campeonato estadual da modalidade, revelando a paixão dos guabirubenses pela motovelocidade. Na época, pilotos de Brusque também deram as caras na competição.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio