Dentro do projeto Brusque 2030, elaborado pela prefeitura, há o eixo destinado para a cultura e o esporte do município. Intitulado como Brusque mais Humana, o eixo tem o objetivo de fazer com que o desenvolvimento econômico ande lado a lado com o desenvolvimento social.

Além dessas áreas, também são contemplados a educação, saúde e desenvolvimento social. William Molina, secretário de Fazenda e Gestão Estratégica de Brusque, salienta que o projeto ainda não foi finalizado e, portanto, pode passar por alterações.

O projeto explica que o intuito é promover uma cultura acessível a todos, com direito à liberdade e cumprir o que determina a Constituição. Além disso, também afirma o objetivo de difundir o esporte como essencial para saúde e desenvolvimento de crianças e jovens.

Projetos para cultura brusquense

Entre os objetivos para a área da cultura, a prefeitura pretende expandir o Fundo Municipal de Apoio à Cultura; disponibilizar parte das obras da Biblioteca Municipal em formato digital; realizar um mapeamento cultural no município e ampliar o número de equipamentos; promover acessibilidades nos equipamentos culturais; apoiar a produção de documentários e filmes sobre as festas e histórias da cidade; além de incentivar as crianças a lerem mais livros nas escolas.

Segundo Molina, a prefeitura pretende, além de incentivar, “produzir recursos financeiros para apoiar a cultura”.

Ações para o esporte no município

A prefeitura elaborou metas específicas voltadas ao esporte para os cidadãos de Brusque. “Se perceber, não existe mais, por parte do poder público, o esporte competitivo, pois isso já é, na nossa opinião, uma responsabilidade da iniciativa privada e a prefeitura teria que fazer toda manutenção de base”, salienta.

De acordo com o secretário, há a intenção de disponibilizar escolinhas para as crianças até elas se descobrirem em alguma modalidade; é estudada a possibilidade de construção de quadras poliesportivas, academias ao ar livre e ambientes para ginástica que sejam gratuitos.

Além disso, a prefeitura pretende viabilizar a construção do estádio que será destinado para atender ao futebol e demais práticas esportivas e culturais.

Outras ações são a disponibilização de professores para realizar atividades nas quadras aos fins de semana; ampliar ações para o paradesporto; além de mapear e reformar todos os espaços municipais dedicados ao esporte até 2030.

Foto: Prefeitura de Brusque/Divulgação


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Deixe uma resposta