Brusque ainda tem poucas opções gastronômicas na madrugada

Maioria dos bares, restaurantes e lanchonetes da cidade funcionam até a meia-noite

Brusque ainda tem poucas opções gastronômicas na madrugada

Maioria dos bares, restaurantes e lanchonetes da cidade funcionam até a meia-noite

A oferta de serviços 24 horas em Brusque ainda é pequena. A maioria dos bares, restaurantes e lanchonetes do município funcionam até meia-noite, no máximo, 2 horas da manhã. É raro encontrar um estabelecimento – que não seja casa de eventos – que ultrapasse esse horário.
Um dos estabelecimentos que mira no público amante da noite é o Kaos Music Bar. Desde 2008, o bar, localizado na rua Tiradentes, fica com as portas abertas durante a madrugada.

“Várias cidades tem uma vida útil 24 horas e em Brusque isso não acontece, mas muitas pessoas que já moraram nesses locais estão acostumadas a ter opções na madrugada, por isso, atendemos até tarde”, destaca o proprietário, Henrique Quindotta Neto.

De domingo a sexta-feira, o bar abre às 7 horas da manhã e segue com atendimento sem horário determinado para fechar. “Ficamos até o último cliente ir embora. Geralmente é até umas 5h30, 6h, dependendo do dia”, diz.

A cozinha do estabelecimento, no entanto, funciona até 1 hora da manhã. Depois, o atendimento fica restrito ao bar. “Depois da meia-noite, 1 hora da manhã, quase não tem mais bar aberto em Brusque, ou se bebe em posto ou vai para casa. Então é comum os atendentes de outros estabelecimentos encerrarem seu expediente e fazerem o seu happy hour no meu bar”.

Para Neto, Brusque já tem mercado para estabelecimentos 24 horas. “Acho que cada vez mais se faz necessário. Muitas vezes acontecem imprevistos que as pessoas não têm onde encontrar as coisas depois de um certo horário. Não importa o preço, as pessoas querem comodidade”.

O posto Havan, na rodovia Antônio Heil, é um dos poucos do município a ter atendimento 24 horas. Segundo o líder do estabelecimento, Dário Amaral de Lima, já virou hábito, principalmente para os jovens, ir até o posto durante a madrugada. “O posto já tem esta tradição de movimento e está localizado em um ponto estratégico da cidade”.

Durante a semana, o líder do posto afirma que o movimento maior acontece até 23h30. Depois, estabiliza. “Até 23h30 o pessoal sai do trabalho, da faculdade, então dá uma passada aqui no posto para comprar alguma coisa que precisa. Depois, o movimento aumenta a partir das 5 horas da manhã, quando o pessoal começa a ir para o trabalho”.

Já no fim de semana, o movimento no posto se estende até as 3 horas da manhã. “O pessoal vem pro posto para fazer esquenta, funciona como um ponto de encontro. No fim de semana, o movimento é bem maior, eles ficam até 2h30, 3 horas da manhã. A partir das 3 horas a nossa loja fecha e começamos o atendimento somente pela janela, por questão de segurança, mas mesmo depois desse horário, ainda tem gente que dá uma passada aqui, faz um lanche, escuta uma música”, diz.

Na área gastronômica, o Snoopy Exagerado é um dos poucos locais que estendem o atendimento durante a madrugada. A barraquinha está localizada na rua Pedro Werner há dez anos, e as sextas-feiras e aos sábados, o atendimento é das 18 horas até as 6 horas da manhã. Já na quinta-feira, o local fica aberto até as 2 horas. “O meu movimento maior é depois da meia-noite. Há dez anos faço esse atendimento de madrugada, e pra mim compensa, sempre tenho clientes”, diz o proprietário do espaço, Sandro Souza.

“Várias cidades tem uma vida útil 24 horas e em Brusque isso não acontece, mas muitas pessoas que já moraram nesses locais estão acostumadas a ter opções na madrugada” Henrique Quindotta Neto, proprietário do Kaos Music Bar

De segunda a quarta-feira, o atendimento é das 18 horas até a meia-noite. Para ele, Brusque já comporta estabelecimentos 24 horas. “Sempre vai ter cliente, acredito que tem mercado para isso”.

Outro estabelecimento de Brusque conhecido por estender seu horário de funcionamento aos fins de semana é o Italiano Lancheria. Durante a semana, o local atende até meia-noite e, a partir de quinta-feira, o horário é ampliado até as 6 horas da manhã.

Café Gourmet do Innovare Hotel atende de segunda a sábado até a meia-noite / Foto: Bárbara Sales
Café Gourmet do Innovare Hotel atende de segunda a sábado até a meia-noite / Foto: Bárbara Sales

Café até meia-noite

Quem também aposta no atendimento estendido é o Café Gourmet, que agora tem um espaço no Innovare Executive Hotel. De segunda-feira a sábado, o atendimento no local é até meia-noite. “O nosso conceito é de um café-bar. Temos drinks, vinhos, espumantes, então surgiu a oportunidade e vimos que valia a pena fazer esse horário diferenciado. Faz um mês que inauguramos e, aos poucos, a procura está aumentando”, diz um dos proprietários do estabelecimento, Maicon Gaedke.
De acordo com ele, o movimento no café é maior aos sábados. “Por ser bem no centro da cidade, o pessoal passa por aqui e acaba entrando, já que temos poucas opções na cidade que ficam abertas até mais tarde. Para nós, essa opção do horário de atendimento, por enquanto, está funcionando”.

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio