Secretaria de Saúde assume distribuição de medicamentos da antiga ADR de Brusque

Gerenciamento será feito pela agência de Blumenau; cerca de 340 pacientes utilizam serviço

Secretaria de Saúde assume distribuição de medicamentos da antiga ADR de Brusque

Gerenciamento será feito pela agência de Blumenau; cerca de 340 pacientes utilizam serviço

A distribuição dos medicamentos fornecidos pelo Estado por processos judiciais começa a ser feita na Farmácia Excepcional, anexa à Policlínica, a partir desta quarta-feira, 11. O anúncio foi feito no início da tarde desta segunda-feira, 9, pelo secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari.

Com a medida, os cerca de 340 pacientes atendidos pelo serviço no município não precisarão ir até a sede da ADR de Blumenau para a retirada dos medicamentos. A possibilidade de mudança veio após o encerramento das atividades da ADR de Brusque, no mês passado.

No início das atividades, somente remédios que não demandem refrigeração estarão disponíveis. Uma câmara fria da ADR Blumenau havia apresentado problemas técnicos e duas geladeiras serão instaladas para normalizar o serviço.

De acordo com Fornari, a distribuição via Secretaria de Saúde foi uma forma de facilitar o acesso da população ao serviço. Ele destaca que, apesar de auxiliar na entrega dos medicamentos, a prefeitura não terá o gerenciamento da compra. “Seremos um entreposto entre o governo do estado, com a ADR Blumenau e o munícipe”.

Segundo ele, como não haverá estocagem do material no município, as doses serão recebidas conforme as especificações de cada paciente. A expectativa de Fornari é armazenar os medicamentos nos primeiros cinco dias do mês.

Tratativas estratégicas
Ainda no mês passado, Fornari e o vice-prefeito, Ari Vequi, haviam recorrido ao secretário estadual de Saúde, Acélio Casagrande, para debater o tema. Na época, eles alinhavam uma forma de manter a farmácia da ADR em Brusque, como forma de facilitar a distribuição.

Paralelo às tratativas com o estado, eles mantinham contato com representantes da ADR Blumenau, que também avaliavam como inviável a busca de medicamentos dos usuários brusquenses no município.

Com a definição da prefeitura ficar responsável pela distribuição dos itens, o funcionamento do serviço volta aos moldes anteriores à implantação da sede da ADR em Brusque, quando a Secretária de Saúde já distribuía os remédios.

De acordo com o gerente regional de Saúde, Erenézio Welter, a distribuição dos medicamentos é comum nos municípios onde não há sedes de ADR instaladas. Segundo ele, mesmo em Blumenau, os itens são apenas armazenados, já que a compra é feita em Florianópolis.

Mesmo com o encerramento da ADR Brusque, os pedidos de medicamentos podem ser feitos por formulários nos municípios, no local de retirada. Os materiais são encaminhados às regionais.

Reforço no atendimento
Para suprir esta demanda maior no espaço, Fornari ressalta a contratação de mais um farmacêutico para a Farmácia Excepcional. O espaço está disponível entre 8h e meio-dia e das 13h às 17h entre segunda-feira e sexta-feira.

Segundo a coordenadora de Assistência Farmacêutica, Patrícia Bernardi Sass, hoje o local conta com dois atendentes e dois farmacêuticos. Nele são distribuídos os medicamentos especializados, considerados de alto custo. A maioria dos atendimentos no local são de casos de pacientes de doenças crônicas. Ao todo, cerca de duas mil pessoas são atendidas no espaço.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio