Brusque completa 30 dias sem chuvas nesta quarta-feira,20, e a previsão é de que o período de estiagem se estenda por mais algum tempo, ao menos até o final da semana. A última vez que tivemos precipitação generalizada em nosso município foi no final de semana do dia 20 de agosto, quando naquela ocasião, minhas estações registraram acumulados que ficaram entre 37 mm a 42 mm. O volume foi significativo, já que um sistema de instabilidade considerado normal faz precipitar cerca de 20 milímetros. Fora este evento chuvoso, apenas garoa isolada.

Chuva no dia 20/08,depois agosto seguiu seco, apenas garoa em 23/08
Setembro seco. Apenas 1 mm registrado em 02/09 no bairro Centro

Desde lá, Brusque está sob influência de um bloqueio atmosférico, conhecido como veranico, o que propicia dias de sol predominante e temperaturas em elevação para esta época do ano. A porção mais ao leste de nosso estado que inclui o Vale do Itajaí, ainda recebe alguma umidade dos ventos provenientes do oceano o que ajuda a formar nuvens pela manhã e até leve garoa em locais isolados, como observamos nestes últimos dias.

Situação deve se normalizar em outubro

Segundo Ronaldo Coutinho, do Climaterra, deveremos ter a volta das chuvas em maiores volumes somente em outubro, aliviando assim este cenário seco verificado atualmente em toda a nossa região.

Abaixo trago este registro por mim feito há exatamente 2 anos, 20/09/2015, direção sudoeste de nossa cidade. Observem a chuva se aproximando:

Brusque completa 30 dias sem chuvas nesta quarta-feira,20, e a previsão é de que o período de estiagem se estenda por mais algum tempo, ao menos até o final da
Conteúdo exclusivo para assinantes

Para ler todas as notícias, assine agora!

Oferta especial para você ficar
bem informado SEM LIMITES

Menos de

R$ 0,35
ao dia
R$ 9,90 ao mês