Brusque conquista mais três medalhas no atletismo

Favorita ao título, cidade fecha primeiro dia com quatro ouros e duas pratas no feminino

Brusque conquista mais três medalhas no atletismo

Favorita ao título, cidade fecha primeiro dia com quatro ouros e duas pratas no feminino

O primeiro dia de provas do atletismo nos Jogos Abertos foi recheado de medalhas para as atletas brusquenses. Favoritas ao título da competição, as meninas não decepcionaram e faturaram seis medalhas neste sábado (15). Depois de conquistarem três delas pela manhã: ouro nos 100 metros rasos e no lançamento de martelo, além de uma prata nos 10 mil metros, a cidade voltou a se destacar no fim da tarde com outras três medalhas.

GALERIA Veja imagens do primeiro dia de atletismo nos Jogos Abertos

 

Cristiane dos Santos Silva levou o ouro na prova dos 400 metros rasos, enquanto Stefanie da Silva alcançou o segundo lugar na prova dos 1.5 mil metros. Na última prova do dia: os 110 metros com barreira, Gilailce Trigeiro colocou Brusque novamente no lugar mais alto do pódio. A vitória da atleta só foi validada após o uso do photo finish para reprodução do momento da chegada. Com a decisão da arbitragem o título acabou dividido com Mariely dos Santos, de Itajaí.

 

Cristiane fatura o ouro
Depois de liderar com folga às semifinais, Cristiane teve uma disputa bem mais acirrada na grande decisão, mas confirmou o favoritismo e sacramentou o ouro. A atleta revela que estava confiante e só conseguiu a medalha dourada por ter feito uma ‘prova perfeita’. O tempo de 54s51 superou as expectativas da competidora. “Imaginei que faria uns 55(seg) baixo, porque eu não vinha treinando muito bem. Estava na Marinha do Rio de Janeiro. Cheguei às duas da manhã, mas graças a Deus tive esse resultado satisfatório. Foi ainda melhor do que imaginei”, diz a atleta representante de Brusque. Ela comenta que o triunfo apertado não surpreendeu. “Sabia que nos últimos 100 metros haveria um aperto, mas confiava que tinha uma chegada boa e a medalha seria minha”, diz.

 

Stefanie leva a prata
Outra que saiu contente com o resultado foi Stefanie da Silva. Uma das representantes de Brusque na prova dos 1.5 mil metros rasos, a atleta sofreu durante toda a temporada em razão de uma lesão crônica no tendão. Treinando praticamente há duas semanas em virtude do problema, mostrou superação ao ficar com a prata nos 1.5 mil metros. “Foi um resultado maravilho”, afirmou a competidora, que disse ainda confiar que o desempenho poderia ser melhor. “Faltou acreditar um pouco mais, por mais que todos falem que eu consiga, ainda me falta esta confiança. Mas tenho consciência que – se for com elas (adversárias) desde o início – eu ganho, pois isso já aconteceu outras vezes”, declarou.

 

No ano passado, Stefanie já havia faturado medalha na prova dos 400, quando terminou com o bronze em Blumenau. O segundo lugar veio com a melhor marca da atleta na competição: 4min43s. Segunda ela, a performance serve como motivação para a prova dos 800 metros rasos que será disputada neste domingo (16). Além de Stefanie, Cristiane será a outra representante de Brusque na busca por medalhas. “Estou confiante. Ela é minha parceira. É forte e vou tentar acompanhar. Ela venceu no ano passado, enquanto eu fui quarta, mas conheço as adversárias e sei que dá para chegar”, diz.

 

Título pode ser encaminhado no domingo

Com as seis medalhas conquistadas neste sábado (quatro de ouro e duas de prata), Brusque lidera a classificação geral do atletismo feminino. A pontuação específica, no entanto, ainda não foi repassada pela Fesporte. Na conta das atletas, a diferença para cidades como Concórdia e Joinville é de cerca de 30 e 40 pontos, respectivamente.

A equipe pode encaminhar o título neste domingo caso confirme o favoritismo em algumas provas como os revezamentos 4×100 e 4×400, 200 e 800 metros rasos, salto em distância, entre outros. Os brusquenses ainda tem expectativas positivas para conquistas de medalhas no masculino. Luís Henrique Schneider é um dos favoritos para pódio no arremesso de peso e lançamento do disco.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio