Brusque e Itajaí promovem Exercício Simulado de Defesa Civil

Ação será realizada no bairro Limoeiro, divisa entre as duas cidades

Brusque e Itajaí promovem Exercício Simulado de Defesa Civil

Ação será realizada no bairro Limoeiro, divisa entre as duas cidades

Para manter a comunidade preparada diante das tragédias climáticas que atingem a região, os departamentos de Defesa Civil de Brusque e de Itajaí realizarão um Exercício Simulado de Defesa Civil neste sábado, 27 de outubro, às 17h30, no bairro Limoeiro, divisa entre os dois municípios. A ação integrada contará com a participação dos moradores da localidade e reunirá as entidades que prestam atendimento durante a ocorrência de uma tragédia climática.

O planejamento do Exercício Simulado de Defesa Civil começou em maio nas reuniões com representantes dos dois municípios para definição da forma de trabalho. De acordo com o diretor da Defesa Civil de Brusque, Evandro de Mello do Amaral, foi desencadeada uma série de ações para conscientizar e envolver a comunidade. 
– Nós trabalhamos durante três meses realizando palestras e convidando as pessoas do bairro Limoeiro para essa mobilização – explica Amaral.

A ação integrada no bairro Limoeiro será realizada na região da rua Ana Vainatti e no final da rua Sorocaba, após a Defesa Civil fazer um levantamento da área de risco. Além da preparação da comunidade para evacuação do local, o exercício simulado também será um treinamento das equipes de socorro para atuação dessas instituições durante ocorrência de desastre natural. Está prevista ainda uma apresentação com cães do Corpo de Bombeiros de Itajaí treinados para fazerem buscas.

A realização do Exercício Simulado de Defesa Civil está em conformidade com a Lei 12.608, de 10 de abril de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Além dos profissionais dos órgãos de Defesa Civil de Brusque e de Itajaí, a ação integrada contará com a participação de representantes do Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual de Defesa Civil, Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde e Associação de Radioamadores de Brusque (Arab).
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio