Brusque integrará evento estadual inédito que irá propor inovações na educação

Workshop Conexão Jovem 2017 reunirá 3,2 mil jovens em 16 cidades, para produzir documento com medidas para o futuro

Brusque integrará evento estadual inédito que irá propor inovações na educação

Workshop Conexão Jovem 2017 reunirá 3,2 mil jovens em 16 cidades, para produzir documento com medidas para o futuro

Cerca de 3,2 mil jovens participarão no dia 16 de setembro do workshop Conexão Jovem 2017, promovido pelo Movimento SC pela Educação. O objetivo é promover o diálogo entre os jovens catarinenses sobre o tema, com foco na escolaridade, vantagens de permanecer na escola e demais melhorias na educação.

Serão 16 encontros simultâneos, realizados nas cidades-sede das vice-presidências da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), organizados pelos jovens embaixadores do Movimento com o apoio de voluntários.

Em Brusque, o workshop Conexão Jovem acontecerá no Teatro do Centro Empresarial de Brusque (Cescb) e deve receber mais de 200 jovens da região.

“O jovem, o principal interessado na educação, é pouco ouvido. A maturidade dos jovens nos surpreende, eles são muito conscientes da responsabilidade que têm pela melhoria da qualidade da sua educação. Por isso, estamos mobilizando estudantes de todo o estado para que participem em suas regiões das discussões sobre o tema”, convida o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.

Para o vice-presidente regional da Fiesc na Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer, o evento é importante para envolver o jovem neste tipo de ação, que estará contribuindo com o próprio futuro. “Eles estão participando de todo o processo de realização do evento e estimulando outros jovens a participar. Desta maneira, percebem que podem ser o diferencial que a sociedade precisa e deixar um legado”, diz Fischer..

O evento
Estudos mostram que os principais motivos por trás da evasão escolar são as repetências múltiplas, a falta de interesse e o trabalho. Muitos jovens acabam fazendo uma análise comparativa e preferem ir para o mercado de trabalho.

O objetivo é compor ao final do evento um documento com proposições dos jovens para que a educação catarinense tenha um novo significado. Os apontamentos influenciarão iniciativas nas áreas pública e privada, além das discussões da nova Base Nacional Comum Curricular, que normatiza o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas da educação básica.

Inscrições
Os estudantes interessados podem se inscrever por meio dos links: www.goo.gl/X3M2yM ou www.goo.gl/sKErte.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio