Brusque mantém três recordes registrados no RankBrasil

Maior cavalgada, maior camiseta e empregado com mais tempo de registro na mesma empresa são os títulos do município

Brusque mantém três recordes registrados no RankBrasil

Maior cavalgada, maior camiseta e empregado com mais tempo de registro na mesma empresa são os títulos do município

Mesmo passados quase cinco anos após a sua última edição, a Cavalgada nos Caminhos de Santa Paulina – que acontecia entre Brusque e Nova Trento, anualmente, no mês de agosto, continua com o título de maior cavalgada do Brasil.

O evento entrou no RankBrasil, o livro dos recordes brasileiros, em 2005, quando reuniu 8.125 cavaleiros, de 388 cidades. Mais de 10 anos depois, nenhum outro evento semelhante conseguiu superar o feito no país e a cavalgada brusquense continua no topo do ranking.

Cézar Morilo Roza, um dos organizadores do evento na época, destaca que a cavalgada deixou de ser realizada por problemas de saúde dos fundadores do evento. “A última foi realizada em 2012, foi a 20ª edição, mas como o padre Chico, que foi um dos fundadores, estava doente, decidimos não realizar no ano seguinte, porque sem ele não tinha porquê fazer”.

Em 2005, cavalgada reuniu 8.125 cavaleiros de 388 cidades | Foto: Arquivo Município

Roza afirma que o evento era planejado com quase um ano de antecedência e, por isso, precisava de dedicação total para acontecer. “Dava muito trabalho, as pessoas não tinham muito tempo também, não tivemos uma renovação na organização e então achamos melhor parar do que deixar cair a qualidade”.

Ele se orgulha de ter participado de um evento que durou 20 anos e ainda hoje é lembrado. “Continuamos no RankBrasil e isso é um orgulho. Tenho boas lembranças dessa época, tínhamos cavaleiros de várias cidades, era realmente muito bonito”.

Além do RankBrasil, a cavalgada de Brusque também entrou para o Guinnes Book, o livro dos recordes, com o registro na página 89 da edição de 2007, com o evento realizado em 27 de agosto de 2005, que reuniu 8.125 cavalos.

Trabalhador com mais tempo na mesma empresa
Também é de Brusque o trabalhador com mais tempo de serviço na mesma empresa. Valter Orthmann, 95 anos, trabalha há 79 anos na empresa Renaux View. Ele iniciou na empresa aos 15 anos, em 1938, e em 2008, quando completou 70 anos de atividades, ele entrou pela primeira vez no RankBrasil.

Em 2013, o seu registro no livro dos recordes foi renovado, já que ele quebrou seu próprio recorde, ao completar, naquela época, 75 anos de serviço.

Walther Orthmann iniciou sua carreira na RenauxView em 1938 | Foto: Divulgação

Agora, aos 79 anos de carreira, sua receita para tanto tempo de atuação no mesmo local é simples: “cuidar da saúde e gostar do que se faz. Trabalhar é muito saudável porque mexe com o corpo e com a mente”, afirma.

Conforme Walter, ele vai permanecer na RenauxView até quando conseguir manter suas atividades. “Todos os meus amigos que começaram a trabalhar na mesma época que eu e se aposentaram, já morreram. Além disto, quando se trabalha não se pensa em doença”.

Camiseta com 62 metros de comprimento
Brusque também já deteve o título de maior camiseta do Brasil, quando a Associação das Micro e Pequenas Empresas (Ampebr) lançou a camiseta gigante, durante o SC Brusque Fashion, em 2007.

A peça tinha 62 metros de comprimento e 45 metros de largura. Após a exposição, em frente ao pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, toda a malha utilizada na camiseta foi doada à instituições da cidade, para a confecção de roupa de cama e outros materiais.

Camiseta foi exposta no Pavilhão da Fenarreco em 2007 | Foto: Arquivo O Município

O certificado do RankBrasil foi assinado no dia 26 de fevereiro de 2008. Entretanto, em 2014, Brusque perdeu o título para Navegantes, que confeccionou uma camiseta com 93 metros de altura e 62,7 metros de largura, feita em tecido ecológico.

O feito de Navegantes foi homologado pelo Guinnes Book – o livro mundial dos recordes – naquele mesmo ano, entretanto, não há registro deste fato no RankBrasil, que oficialmente, ainda considera a camiseta de Brusque como a maior do país.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo