Brusque participa da Semana Nacional de Museus

Três instituições oferecem oficinas, visitas guiadas e exposições fotográficas

Brusque participa da Semana Nacional de Museus

Três instituições oferecem oficinas, visitas guiadas e exposições fotográficas

Três museus de Brusque participarão neste ano da Semana Nacional de Museus, em sua 13ª edição. O calendário de atividades inclui oficinas educativas, visitas guiadas e exposições fotográficas. As atividades ocorrem entre 18 e 29 de maio no Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, Instituto Aldo Krieger e Casa de Brusque, com o tema “Museus para uma sociedade sustentável”.

A abertura do será no dia 18, às 19h, no museu do bairro Azambuja, com apresentação do grupo musical do Seminário Menor Metropolitano de Azambuja, um coquetel orgânico e a exposição de trabalhos recicláveis de alunos da rede pública. A programação completa está disponível no www.goo.gl/SbfbjQ.

Museus e melhores práticas

O tema deste ano, sugerido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) lembra que, como educadores e mediadores culturais, os museus exercem papel fundamental na construção do desenvolvimento sustentável, fomentando novas formas de vida e desenvolvimento dentro dos limites da natureza e servindo como laboratório para melhores práticas.

Criado em 1977 pelo Icom, o Dia Internacional de Museus tem como objetivo sensibilizar sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. A edição 2014 da Semana de Museus, que teve como tema “Museus: coleções criam conexões”, contou com a participação de 1.337 instituições.

Neste ano, a Semana terá 4.570 eventos em 609 municípios brasileiros. Exposições, visitas guiadas, exibições de filmes, espetáculos teatrais, oficinas, seminários, mesas-redondas e palestras estão entre as atividades programadas para este ano. Seguindo uma tendência que se repete a cada edição, a ação terá participação recorde de instituições, envolvendo museus 1378 e outros centros culturais.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio