Conteúdo exclusivo para assinantes
Prancheta - Cristóvão Vieira

cristovao@omunicipio.com.br

Brusque planta talentos do esporte

Prancheta - Cristóvão Vieira

cristovao@omunicipio.com.br

Brusque planta talentos do esporte

FOTO: CICLISMO PRANCHETA Na esquerda, vice-campeão Walace Miranda conquistou o segundo lugar para Brusque Divulgação FOTO: MEMÓRIA DO ESPORTE Cristóvão Vieira

Prancheta - Cristóvão Vieira

O ano de 2017 não foi uma completa perda de tempo para o esporte de Brusque. Pelo contrário: diante das adversidades – como a falta de recursos, investimento e estrutura – surgiram verdadeiros heróis e heroínas que nos fizeram acreditar em um futuro melhor. Jovens talentos comandados por pessoas abnegadas provam que o município é um celeiro de atletas de diferentes modalidades.

A conquista da Taça Paraná foi uma das mais importantes na temporada. A equipe de voleibol feminino da Associação Brusquense de Esporte e Lazer (Abel) obteve a conquista inédita da competição considerada a principal do Brasil no vôlei de base. No caminho, as meninas eliminaram Fluminense e Botafogo, equipes respaldadas pela estrutura e os recursos nababescos dos clubes cariocas.

No basquete, com apoio total do Colégio São Luiz e da Associação Desportiva Brusque (AD Brusque), o professor Luizão realiza um trabalho fantástico. A equipe Sub-13 conquistou o terceiro lugar no catarinense, enquanto a Sub-12 foi a grande campeã estadual.

Brusque também cravou sua bandeira no cenário da ginástica rítmica, ao revelar e formar jovens atletas talentosíssimas, que trouxeram o troféu de ouro da Olimpíada Escolar de Santa Catarina (Olesc).

Além disso, há diamantes a se lapidar na natação, no futebol e no futsal – que em breve trará muitas glórias também no naipe masculino. As sementes plantadas com certeza darão frutos importantes no futuro, e ainda ouviremos falar muito dos atletas revelados por aqui.

Troféu nas mãos

Divulgação

Brusque está perto de erguer nesta quarta-feira, 8, o primeiro troféu de ouro dos Jasc 2017. O município tem a melhor pontuação disparada no ciclismo – abriu 31 pontos de diferença para o segundo, Florianópolis -, que recebe a última prova, BMX, na quarta. Na pista de bicicross expoentes do município, como Felipe Brick e Everton Munch, devem também representar muito bem e acumular mais pontos, para sacramentar o título brusquense.

Fesporte e seus atrasos
Principal entidade esportiva do esporte no estado, a Fesporte vem encontrando dificuldades para disponibilizar as informações sobre os Jasc em tempo real. Demoram horas para conseguir disponibilizar resultados simples. Isso sem contar nos boletins diários, que são publicados… no dia seguinte. Na era da tecnologia e da comunicação imediata, a Fesporte ainda trata sua principal competição com desdém.

Nova fórmula do Catarinense
A fórmula do Campeonato Catarinense de Futebol foi praticamente definida na noite desta segunda-feira, 6. Em congresso técnico que durou cerca de duas horas, decidiu-se que a competição em 2018 será assim: jogos em turno e returno, com pontos corridos, dessa vez sem campeão de turno ou returno, só com um campeão geral.

Porém…
Ficaram três modelos pré-aprovados, que dependem agora das datas disponíveis pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Se forem 18 datas, a competição será toda em pontos corridos com o primeiro colocado como campeão. Se forem 19, haverá uma final com os dois primeiros. Já se forem vinte, os quatro primeiros fazem semifinal.

Vovô honrando o passado

O Carlos Renaux conquistou a segunda colocação no Campeonato Estadual Não Profissional no último fim de semana. Fez honrar a história da equipe, que também tem um passado de glórias nas competições amadoras. O registro é de uma histórica faixa do Vovô, campeão invicto em 1987 da Liga Desportiva Brusquense, a maior competição municipal vigente na época. O artigo pertence a Renato Galitzki.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio