Brusque pode ter mais dois Cras

Espaços atenderão a população da área central e também do bairro Steffen

Brusque pode ter mais dois Cras

Espaços atenderão a população da área central e também do bairro Steffen

O prefeito interino anunciou na semana passada uma série de ações que pretende realizar neste ano. Entre elas, está a criação de, pelo menos, mais um Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Cras) no município.

Hoje, Brusque conta com dois espaços, um no bairro Limeira, inaugurado em 2010, e outro na rua Azambuja, inaugurado no ano passado. A intenção da prefeitura é construir mais um Cras na área central da cidade e, se conseguir recursos estaduais ou federais, criar mais um espaço no bairro Steffen.

“Temos um projeto para o Cras central que será construído com recursos do município, mas se houver a contemplação de recursos estaduais, poderemos ter dois espaços”, diz o secretário de Assistência Social e Habitação, Rodrigo Voltolini.

Ele já entrou em contato com o governo do estado que se dispôs a enviar recursos para esta finalidade ao município. “Já temos um terreno em vista, que seria próximo à unidade básica de saúde do Steffen. Agora, aguardamos a liberação de recursos para ver se teremos mais um ou dois Cras em Brusque”, destaca.

De acordo com ele, se o município conseguir a implantação de mais dois Cras, terá a gestão plena em Assistência Social. “Já temos dois espaços, faltam mais dois para nos tornarmos gestão plena. Como o Cras central será construído com recursos próprios, precisamos do apoio do governo do estado para cumprir esta meta”.

Para ele, os serviços disponibilizados no Cras são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida das famílias. “O objetivo do Cras é fortalecer o núcleo familiar, fazer com que as pessoas andem com suas próprias pernas, para isso, oferecemos uma série de serviços e atividades diariamente para todas as faixas etárias”.

Além da construção de novos espaços, Voltolini afirma que a unidade do bairro Limeira, em breve, terá nova sede. “O local atual não tem mais condições de uso, por isso, estamos nas tratativas finais para alugar um novo espaço, com 280 metros quadrados, que trará maior conforto aos usuários. O espaço novo fica em frente ao loteamento Dom Nelson e próximo ao residencial Sesquicentenário, onde está o nosso público alvo”, diz.

O Cras

O Centro de Referência Especializada de Assistência Social desenvolve programas, projetos, serviços e atividades coletivas voltados, principalmente, para a orientação cidadã, convivência sócio-familiar e organização comunitária. Entre as atividades que promove estão grupos de apoio, palestras, oficinas de convivência, grupos de vivências; acompanhamento social por meio dos profissionais psicólogos e assistentes sociais; campanhas sócio-educativas, preventivas e protetivas; além de cursos de capacitação profissional, geração de trabalho de renda.

Os serviços do Cras são destinados a todos os usuários da Assistência Social, ou seja, à população com dificuldades nas relações familiares e sociais.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio