Conteúdo exclusivo para assinantes

Brusque recebe em março a 4ª etapa da Escola dos Anjos

Projeto trabalha com crianças que vivem em vulnerabilidade social, de seis a 12 anos; saiba como ser voluntário

Brusque recebe em março a 4ª etapa da Escola dos Anjos

Projeto trabalha com crianças que vivem em vulnerabilidade social, de seis a 12 anos; saiba como ser voluntário

Brusque recebe no dia 24 de março mais uma etapa do projeto Escola dos Anjos – será a 1ª de 2018 e a 4ª que acontece no município desde o início das atividades. Nesta edição, cerca de 50 crianças, de seis a 12 anos, que vivem em vulnerabilidade social, participarão do projeto. A escolha do bairro será definida no começo de fevereiro.

O movimento, criado em Curitiba (PR), foi trazido a Brusque no ano passado. O objetivo é proporcionar um dia especial para essas crianças e ensiná-las, por meio de brincadeiras lúdicas, como “anjos se comportam na terra”.

A Escola dos Anjos é norteada por quatro pilares: natureza (sustentabilidade, ecologia, consciência ambiental); alimentação/saúde (somos o que comemos e higiene); espiritualidade (meditação, respiração, mente positiva – somos o que pensamos) e amor e caridade (a oferta que podemos fazer a quem amamos).

Durante o dia, acompanhadas pelos voluntários, as crianças realizam brincadeiras como caça ao tesouro, danças, desenhos, entre outros. Ao fim do período, recebem um certificado e são graduados “anjos”. Com isso, os pequenos têm a missão de voltar para suas casas e cuidar de seus familiares, amigos, animais e natureza.

Cristiane Zen, coordenadora do projeto na cidade, lembra que mais de 130 crianças já participaram das atividades nas etapas anteriores. Da mesma forma, 70 voluntários, em cada etapa, colaboraram para que as ações fossem desenvolvidas. Aliás, eles têm papel fundamental para a realização da Escola dos Anjos, já que durante o dia trabalham valores embasados no amor e respeito mútuo.

Em março acontece a primeira edição do projeto Escola dos Anjos de 2018/ Escola dos Anjos/Divulgação

“A ideia é levar ensinamentos para essas crianças, criar uma conexão. É um dia de muitos beijos, abraços, de muita entrega”, diz Cristiane.

Para essa edição, o número de voluntários cadastrados já ultrapassou 70, porém, ainda é possível fazer a inscrição, já que muitos acabam desistindo no dia do projeto. “Hoje temos uma fila de espera de sete pessoas, mas quem tiver interesse em conhecer a escola e participar pode entrar em contato, já que também é possível colaborar de outras maneiras com o projeto”, destaca a coordenadora.

Uma das maneiras, por exemplo, é com uma rifa de R$ 2 o número, que ajuda nas despesas do dia da ação, já que há custos com camisetas, transporte das crianças, mandalas, entre outros. Quem participa da rifa concorre a um ensaio fotográfico, um forno Fischer e uma cesta de guloseimas.

“Quanto mais pessoas estiverem envolvidas, melhor o projeto se tornará. Queremos espalhar essas sementinhas por vários cantos do mundo e sabemos que com o amor dos voluntários isso é possível”, salienta Cristiane.

Reconhecimento
Devido à implantação do projeto no município, a Escola dos Anjos recebeu da Câmara de Vereadores, no ano passado, a Comenda do Mérito Educativo. A 4ª etapa da Escola dos Anjos acontece no dia 24 de março, em uma chácara no Thomaz Coelho, intitulada Pedacinho do Céu. Em 2018, além desta etapa, acontecerão atividades no dia 28 de julho e 1º de dezembro.

Como participar
Qualquer pessoa pode ser voluntária. A exigência é que participe de uma reunião antes da etapa. As crianças são escolhidas por meio de um levantamento feito pelo conselho da Escola dos Anjos. Mais informações no telefone 991-631-633.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio