Brusque recebe primeiro evento de maratona em montanhas

Evento já supera expectativa de inscritos e contará com mais de 150 atletas de todo o estado

Brusque recebe primeiro evento de maratona em montanhas

Evento já supera expectativa de inscritos e contará com mais de 150 atletas de todo o estado

A partir da próxima semana, Brusque terá uma nova e intensa atividade no seu calendário esportivo. O Brusque Trail, uma maratona que passa por montanhas e trilhas da cidade, terá sua primeira edição. O evento já superou as expectativas de inscritos. Serão mais de 150 atletas de todo o estado passando pelo trajeto que contará com subidas, descidas e terrenos sem asfaltos, sendo que alguns caminhos foram abertos exclusivamente para o desafio.

O Brusque Trail terá duas provas diferentes, uma com oito quilômetros e outra com 25 km. Segundo o organizador e coordenador do evento, Jeferson Prette, isso vai democratizar a participação. “A gente quer dar mais uma opção esportiva para os atletas. O trajeto de oito km é bom para quem já enjoou de correr na Beira Rio e aceita um novo desafio. Já a prova de 25 km é para maratonistas mais experientes porque vai exigir muita resistência e bastante técnica”. Segunde Prette, o evento poderia ter até mais participantes, mas por questões de segurança a opção foi pelo limite de 180 pessoas.

Chão de terra e muito mato aguardam os participantes de prova / Foto: Divulgação
Chão de terra e muito mato aguardam os participantes de prova / Foto: Divulgação

A competição ainda conta com inscrições abertas, que se encerram amanhã. O Brusque Trail será realizado no dia 16 de outubro, domingo, sendo que a largada para os 25 km será às 6h30 e a dos oito será às 6h45.

Matou no peito

Realizar uma maratona pelas montanhas e morros de Brusque sempre foi um sonho para Prette, que é ultramaratonista e tem em seu currículo provas extremas como a Jungle Marathon e Cassino Ultra Race. No entanto, ele explica que não foi fácil fazer isso se tornar realidade.

“Tentamos apoio para a realização, mas não conseguimos. Por sorte, tivemos uma boa resposta dos inscritos e por isso valeu a pena essa realização”, afirma.

A preparação das trilhas foram feitas com cuidado pelos organizadores do evento. O trabalho foi suado, mas segundo Prette a prova será apreciada pelos participantes. “Nós abrimos muitas trilhas na enxada e na foice mesmo. Estamos há três meses correndo atrás de tudo, primeiro conseguindo a autorização dos donos dos terrenos e depois preparando o trajeto. É um local bonito, com cachoeiras, muita fauna e belezas naturais”, explica.

O evento terá postos de hidratação, além de acompanhamento de paramédicos e ambulância. Hoje haverá um treino para os interessados a partir das 19h no mesmo trajeto da Brusque Trail. Os participantes deverão levar lanternas, de preferência de cabeça, uma vez que a maior parte do treino será no escuro. O encontro para o treino será na Igreja Nossa Senhora da Natividade, no Limeira Alta.


O trajeto

A Brusque Trail vai aproveitar o que há de melhor – e mais alto – no que diz respeito à trilhas em Brusque. O início da jornada é nos morros atrás da igreja do Limeira Alta. A partir daí, haja fôlego para suportar os cerca 25 km de elevação que aguardam os atletas em belos trajetos rodeados pela mata e por animais silvestres como pica-paus e tucanos. O trajeto foi preparado exclusivamente para a prova, portanto os próprios atletas serão responsáveis por desbravar boa parte do desafio.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio