Brusque recebe reunião da AMMVI sobre Resíduos Sólidos

Foi analisado criação de uma usina para energia a partir do lixo

Brusque recebe reunião da AMMVI sobre Resíduos Sólidos

Foi analisado criação de uma usina para energia a partir do lixo

Os integrantes do Colegiado de Resíduos Sólidos, da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), participaram de uma reunião nesta quarta-feira, 31 de outubro, no Salão Nobre da Prefeitura de Brusque. O grupo com representantes de 14 municípios associados continuou a discussão regional sobre as medidas que devem ser adotadas dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O Prefeito de Brusque, Paulo Eccel, abriu a reunião do colegiado da AMMVI e destacou a importância da discussão desse tema e a necessidade de encontrar soluções para o descarte correto do lixo gerado nas cidades da região. 

– A questão dos resíduos sólidos é uma cobrança atual da nossa sociedade – afirmou Eccel.

Na sequência, os representantes dos municípios discutiram como tratar os resíduos sólidos de forma adequada em aterros, eliminando os lixões. Essa determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos deve ser cumprida até 2014. 

Uma das alternativas analisadas pelo grupo é a formação do consórcio intermunicipal visando a criação de uma usina para geração de energia elétrica e/ou gás natural a partir do lixo.

De acordo com a superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Eudez Pavesi, o colegiado iniciou o debate sobre o consórcio intermunicipal em 2011. 

A ideia é reunir o poder público, a iniciativa privada e as universidades da região nesse processo. O grupo de representantes da AMMVI analisa custos, formas de financiamento e local para implantação e a viabilidade de uma usina na região.

Além da superintendente da Fundema, Eudez Pavesi, a coordenadora do Grupo de Trabalho Ambiental Municipal (GTAM), Kelle Cristina Leite Henschel, também representa Brusque no Colegiado de Resíduos Sólidos da AMMVI.
 
Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305/2010
A Política Nacional de Resíduos Sólidos reúne o conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações adotados pelo Governo Federal, isoladamente ou em regime de cooperação com Estados, Distrito Federal, Municípios ou particulares, com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.

Fonte: Secom Prefeitura de Brusque
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio