Brusque registra primeiro caso de Influenza A H1N1 em 2012

Paciente é uma mulher de 20 anos, que está internada na UTI do Hospital Evangélico e não teve seu nome divulgado

Brusque registra primeiro caso de Influenza A H1N1 em 2012

Paciente é uma mulher de 20 anos, que está internada na UTI do Hospital Evangélico e não teve seu nome divulgado

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina confirmou nesta terça-feira, 15 de maio, a primeira contaminação pelo vírus Influenza A H1N1 em Brusque no ano de 2012. O caso é de uma mulher de 20 anos de idade, que se encontra internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque. 

Além da jovem confirmada com H1N1, que não teve seu nome divulgado, outra suspeita foi notificada no Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux (Azambuja), mas o diagnóstico apresentou laudo negativo.

Recomendações

Quem está acompanhando a paciente com a Gripe A é a doutora Flávia Gomes Galdeano, responsável pelo Pronto Socorro e pela UTI da Maternidade e Hospital Evangélico de Brusque. De acordo com a médica, é importante a população saber que o registro se trata de um caso isolado, e não de uma epidemia, e que por isso não deve haver preocupação excessiva.

Gravidade

A jovem deu entrada no Pronto Socorro do hospital no domingo, 13 de maio, e já foi direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Assim que ela chegou na casa de saúde, vários exames foram feitos, já que a gravidade do quadro clínico da paciente levantou suspeitas sobre o H1N1.

– Iniciamos o tratamento desde então, mesmo antes de saber do resultado do exame, que chegou terça-feira à tarde, confirmando que era positivo. O caso dessa paciente é grave, muito grave, mas de domingo até quarta-feira ela já apresentou uma melhora razoável. Sabemos da gravidade da situação, mas estamos otimistas e temos total esperança de que ela vai passar por isso – ressalta a médica.

Condições do hospital

A doente está ocupando um dos dois quartos de isolamento da UTI do Hospital Evangélico, sem oferecer risco aos outros internados na Unidade. Todos os funcionários e visitas utilizam equipamentos e materiais de segurança, como as máscaras adequadas para evitar qualquer tipo de contágio.

**Saiba mais sobre o primeiro caso de H1N1 em Brusque no ano de 2012 e as orientações sobre a vacinação da gripe na edição impressa do Jornal Município Dia a Dia desta quinta-feira, 17 de maio.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio