Brusque registra verão mais quente dos últimos anos

Hoje, no primeiro dia de verão, termômetros podem registrar temperaturas de até 40°C

Brusque registra verão mais quente dos últimos anos

Hoje, no primeiro dia de verão, termômetros podem registrar temperaturas de até 40°C

Oficialmente o primeiro dia de verão começa hoje, mais precisamente às 8h11. No entanto, desde o início de dezembro, os moradores  do Litoral Norte de Santa Catarina têm enfrentado dias muito quentes. 
De acordo com Ronaldo Coutinho, responsável pela previsão do Clima Terra, 21 de dezembro será bem típico, com sol durante o dia, e trovoadas no fim da tarde. Em Brusque, as temperaturas podem chegar aos 40°C. 
Coutinho explica que os recordes nas temperaturas têm relação com a entrada da massa de ar quente que se desloca do interior do Estado para o mar. Nesta estação, o hemisfério sul recebe mais incidência da luz do sol, fazendo com que os dias sejam mais longos que as noites e também mais quentes. 
“A posição do eixo da terra possibilita o bloqueio da entrada de ar fresco nas cidades litorâneas”. Apesar do calor, a estação não vai registrar somente períodos de tempo seco. “Chuva isolada e mal distribuída, com grandes períodos de estiagem”, revela Coutinho. 
Deve chover no Natal 
As notícias não são muito boas para aqueles que pretendem curtir uma praia durante o feriado de Natal. De acordo com Coutinho, a véspera será bem quente, com trovoadas no fim da tarde. Porém, no dia 25 de dezembro deve chover desde o começo da manhã, e se intensificar durante o dia. 

Apesar disso, a aposentada Marli Machado, que é apaixonada pela estação, não vai deixar de ir pra sua casa de praia, situada em Porto Belo. Chovendo ou não, ela quer aproveitar o clima  de verão. “Viajo hoje (quarta-feira, 19), e volto só no ano que vem. Esse ano o calor está colaborando”. 

As previsões também não espantaram Aldir Agnaldo, que pretende aproveitar o feriadão de natal para aproveitar a praia. “Já fui algumas vezes e vou de novo. Caso chova, dou o meu jeito”. 
Praias Lotadas
A temperatura elevada que adiantou o clima de verão tem contribuído para lotar as praias do litoral catarinense. No entanto, alguns moradores ainda não conseguiram pegar o primeiro bronzeado do ano. 

É o caso da vendedora de uma loja de Brusque, Ana Maria Hams. “Eu não tenho muita folga, mas não posso deixar o verão passar em branco. Apesar de não gostar muito, pretendo ir em breve para a praia”. Nyagh Lisboa, também não foi na praia este ano. “Ainda tenho tempo. Tem bastante mulher bonita  no litoral”, comentou.  
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio