Brusque Rugby disputa segunda maior competição do esporte no Brasil

Equipe luta para galgar espaço na primeira divisão da modalidade

Brusque Rugby disputa segunda maior competição do esporte no Brasil

Equipe luta para galgar espaço na primeira divisão da modalidade

Chegar à elite do rugby brasileiro é o mais novo desafio do Brusque Rugby. A equipe brusquense vive a expectativa de este ano disputar uma competição que dá vaga para a primeira divisão nacional. O time estreia no dia 4 de julho na Taça Tupi, uma espécie de segunda divisão da modalidade.

O sonho de chegar à elite nacional passa pelo confronto com o Charrua, equipe de Porto Alegre. O embate com o time gaúcho, logo de cara pode selar o destino do clube brusquense na competição, já que a primeira fase é disputada em sistema eliminatório.

São dois jogos, um na capital gaúcha e outro em Brusque. Quem perder está automaticamente eliminado da competição. O vencedor avança para a fase de grupos junto com outras 11 equipes (ver formato no destaque).

Nivaldo Pühler, um dos responsáveis pelo Brusque Rugby, diz que a intenção no clube é ao menos chegar à fase de grupos da competição. “Logo de cara pegamos um adversário tradicional. Será um jogo difícil, mas vamos com este foco de fazer bons jogos para entrar na fase de grupos”, adianta.

Superar o forte time gaúcho pode dar um impulso para os brusquenses sonharem mais alto na competição, já que apenas o campeão entre 24 clubes tem vaga direta garantida na elite. O vice ainda encara o penúltimo colocado da primeira divisão para pleitear a outra vaga em disputa. “É um torneio muito difícil. Temos noção que vamos pegar adversários grandes. Mas almejamos chegar à fase de grupos e tentar, quem sabe, às semifinais”, diz.

Para a competição nacional, o time de Brusque tem usado o Campeonato Catarinense como uma espécie de preparação.

Até o momento, os resultados, contudo, não foram satisfatórios. Em quatro jogos, a equipe brusquense venceu em apenas uma oportunidade. Restam ainda três etapas para o fim do certame. “Estes três jogos restantes servirão para ajustarmos a equipe para a Taça Tupi”, observa Pühler.

Sobre a competição

A Taça Tupi será disputada por 24 clubes. Os confrontos são todos regionalizados dentro do possível. A definição dos duelos ocorre via campeonato estadual. O Brusque Rugby terminou em quarto no Catarinense do ano passado, mas entrou no certamente como segundo, já que o desterro já tem vaga na elite da competição e houve desistência do Tapera Rugby, de Itapema.
O adversário do time brusquense, o Charrua, foi terceiro no Campeonato Gaúcho. Em razão disso, o primeiro jogo, o de 4 de julho, será em Porto Alegre, enquanto a volta, programada para uma semana depois, tem mando do Brusque Rugby.
Demais fases

Na primeira fase, são 12 confrontos eliminatórios. Após isso, as 12 equipes que avançam formam três grupos de quatro times, ainda regionalizados. Avançam para as semifinais os campeões de cada chave e mais o segundo melhor colocado entre os três grupos. Dos embates saem os dois finalistas e posteriormente o campeão, único a garantir direto a vaga na elite de 2016.

Objetivo é ter time de base

Mesmos prestes a disputar uma competição que dá vaga à elite do rugby, o time de Brusque tem outra meta para este ano: formar uma equipe de base. Segundo Pühler, este é o grande objetivo para a temporada. “Estamos procurando fazer a receptação de novos atletas para montarmos um time juvenil. Nossa maior vitória é fechar o ano com um time de base”, diz.

Atualmente, o Brusque Rugby conta com cinco atletas na categoria juvenil. Outros cinco são necessários para compor o elenco, segundo Pühler.

Os treinos da equipe são realizados no Sesi durante a semana e no CT Rolf Erbe, do Brusque FC, nos sábados à tarde. Em razão do mau tempo, ultimamente a equipe só tem realizado as atividades do fim de semana.

Serviço
Taça Tupi de Rugby
1ª fase – Eliminatória
Brusque Rugby x Charrua Rugby Clube (pegar escudos na pasta do dia)
Quando: Ida 4 de Julho (Porto Alegre)
Volta: 11 de Julho (Brusque)

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio