Brusque se prepara para pacto nacional de educação

Objetivo é assegurar a alfabetização das crianças até os oito anos

Brusque se prepara para pacto nacional de educação

Objetivo é assegurar a alfabetização das crianças até os oito anos

A Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Educação, aderiu em 2012, ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, PNAIC, um compromisso formal assumido entre os governos Municipal e Federal, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
 
As ações do pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo Ministério da Educação e que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores, que consiste em curso presencial de 2 anos para os professores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano, com base no programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas nas áreas de letramento/alfabetização e letramento/matemática. Os encontros com os professores alfabetizadores serão conduzidos pelo Orientador de Estudo.
 
Os Orientadores de Estudo são professoras da rede de educação que, segundo critérios definidos pelo MEC, foram selecionados por processo com ampla divulgação nas escolas: Ana Carolina da Conceição, Ivanete da Silva Mafra, Sinvaldiana Viana Debrassi e Vanderleia Ana Felisbino Mannrich, estão participando da primeira etapa do curso de formação promovido pelo MEC em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, com contrapartida da Prefeitura de Brusque, no município de Treze Tílias, de 18 a 22/02/2013.
 
Após esta primeira etapa de formação dos Orientadores de Estudo, será feito o cadastro dos professores que participarão da formação. Seguindo os critérios do MEC serão indicados para participar da Formação de Professores Alfabetizadores, os docentes que atendam a duas condições, cumulativamente: constem do Censo Escolar de 2012, da própria rede e sejam regentes de turmas do 1º ano, 2º ano, 3º ano e/ou de classes multisseriadas que envolvam o ciclo de alfabetização, em 2013.
 
Logo após o cadastro dos professores, os Orientadores de Estudo com a Coordenadora Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, Marilene Carrano Barros Melara, iniciam a elaboração do planejamento e cronograma dos encontros.
 
A Secretária Municipal de Educação, Gleusa Luci Fischer, considera que mais esta ação do Município venha somar a tantas outras já realizadas.



Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio