Brusque sediará 5ª etapa do Campeonato Catarinense de Bicicross

O evento será realizado no dia 4 de outubro e deverá reunir cerca de 150 pilotos

Brusque sediará 5ª etapa do Campeonato Catarinense de Bicicross

O evento será realizado no dia 4 de outubro e deverá reunir cerca de 150 pilotos

Brusque voltará a sediar, na próxima semana, mais uma etapa do Campeonato Catarinense de Bicicross. A Federação Catarinense da modalidade espera a inscrição de, no mínimo, 150 pilotos do estado, do Rio Grande do Sul e do Paraná. Embora participem da etapa, os gaúchos e os paranaense não integram o campeonato.

Inicialmente, a 5ª etapa seria disputada nesse domingo, dia 27. Porém, devido à previsão de chuva, o Associação Brusquense de Bicicross (ABB) – entidade responsável pela etapa – pediu o adiamento para a próxima semana, dia 4 de outubro, a partir das 11h. De acordo com o presidente da Federação Catarinense, Valdir Moretti, as associações podem adiar a etapa apenas uma vez.

“Eles decidiram adiar por causa da chuva, mas mesmo se chover no dia 4, a etapa terá de ser realizada para não prejudicar o andamento da competição. Caso chova, é necessário realizar melhorias na pista, como colocação de areia e de pó de brita. A chuva prejudica os pilotos, mas não poderemos adiar novamente”, diz.

O campeonato, que ocorre na pista municipal – em frente à Arena Brusque -, terá 35 categorias. Cada categoria pode ter até oito pilotos por largada. Se participarem exatamente oito, ocorrem três largadas classificatórias. Se competirem mais de oito e menos de 16, ocorrem três largadas e uma final. Por outro lado, se participarem mais de 16 e menos de 24, são três largadas que classificam para as semifinais e, posteriormente, para a final.

Segundo Moretti, o primeiro, o segundo e o terceiro lugares recebem troféus e medalhas e o quarto, o quinto, o sexto, o sétimo e o oitavo são premiados apenas com medalhas. A Associação Brusquense de Bicicross (ABB) e a Bicicross Berço da Fiação (BBF) são as duas entidades de Brusque que representarão o município na competição.

O vice-presidente da BBF, Helcius Zimmermann, afirma que, até agora, 16 pilotos da associação se inscreveram para participar da 5ª etapa. Ele acredita que outros quatro também ainda devem competir. No ranking geral do campeonato, a entidade lidera em sete categorias, entre elas a categoria dos clubes.

“Nós organizamos e sediamos a primeira etapa do campeonato. E lá conseguimos vitórias em várias categorias e já assumimos a liderança. Depois disso fomos mantendo a boa classificação. A gente tem a expectativa de conseguir manter a liderança nessa etapa porque os atletas conhecem a pista e isso auxilia nas competições”, afirma Zimmermann.

Até o fechamento desta edição, a reportagem não conseguiu contatar a ABB para divulgar o número de competidores da associação.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio