Brusque sedia o Campeonato Brasileiro de Basquete a partir de 22 de abril

Município já abrigaria o returno da Conferência Hélio Rubens Garcia, mas após suspensão, terá agenda ainda maior

Brusque sedia o Campeonato Brasileiro de Basquete a partir de 22 de abril

Município já abrigaria o returno da Conferência Hélio Rubens Garcia, mas após suspensão, terá agenda ainda maior

Brusque é a sede de todo o restante do Campeonato Brasileiro de Basquete, o segundo escalão nacional do esporte, com as primeiras partidas sendo realizadas a partir de 22 de abril. Desde antes do início do campeonato, já era sabido que o município já seria sede do returno da Conferência Hélio Rubens Garcia, mas, depois da suspensão em 28 de fevereiro, as duas últimas rodadas do primeiro turno passam a estar inclusas na Arena Brusque. Posteriormente, foi definido que o campeonato tivesse as fases seguintes realizadas na cidade, e a final está prevista para 22 de maio.

Com a competição sendo disputada no que se chama de “bolha”, as equipes ficarão alojadas nas dependências da própria Arena, Cinco equipes virão a Brusque: Novo Basquete Ponta Grossa (NBPG), União Corinthians (RS), Joinville-AABJ, ADR Maringá e Londrina.

De acordo com o superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Edson Garcia, a equipe de Joinville, pela proximidade com Brusque, não fará parte da bolha. A logística deverá ser semelhante à do Campeonato Catarinense, sediado em Brusque no final de 2020. “É justamente para facilitar este controle com os protocolos exigidos e não ter problemas com hotel, transporte.”

“A Fundação tem uma boa parceria com a Federação Catarinense de Basketball e, automaticamente, se estende à Confederação. É importante mantermos isto, trazermos eventos para a cidade, porque fortalece nosso trabalho, nosso espaço, o nome da cidade e a própria modalidade dentro da cidade”, completa. A FME não receberá outras contrapartidas pelo acordo que torna a Arena Brusque uma das sedes do campeonato.

O primeiro turno da Conferência Hélio Rubens Garcia estava sendo disputado em Ponta Grossa (PR). As partidas têm transmissão na TVN Sports, nas páginas do Facebook da TVN Sports e da CBB, e também na TV Brasil.

O Campeonato Brasileiro de Clubes é organizado nos moldes atuais pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), desde 2019. O Brusque Basquete foi o quarto colocado em 2019, e o NBPG sagrou-se campeão. Em 2020, por conta da pandemia de Covid-19 a competição não foi realizada.

Na primeira fase, as equipes se enfrentam enfrentar em turno e returno, dentro das próprias conferências (grupos). Os dois melhores de cada avançam às quartas de final. Os restantes se enfrentam em duelo único para definir quem passa às quartas. Ou seja, não há eliminados na primeira fase. As fases a partir das semifinais são batizadas de Final Four, e são disputadas também em jogo único. O grande campeão terá direito a uma vaga no Novo Basquete Brasil (NBB), a elite do esporte a nível nacional.

Na quinta colocação, com quatro pontos (uma vitória e duas derrotas), o time do Brusque espera reencontrar as vitórias. O técnico Abdala Salomão espera levar a equipe entre as melhores do campeonato. “Quero que o Brusque chegue ao topo. Nossa intenção é chegar entre os quatro e fazer um bom campeonato. Colocar Brusque nas primeiras posições do cenário nacional, onde sempre esteve, e manter a tradição do basquete brusquense.”

basquete brasileiro campeonato brusque


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo