Brusque sedia jogos da primeira fase da Liga Santa Catarina

Nova equipe do município estreou neste domingo

Brusque sedia jogos da primeira fase da Liga Santa Catarina

Nova equipe do município estreou neste domingo

Neste domingo, 31, a Arena Brusque foi palco para as disputas da Chave C da Liga Santa Catarina de Handebol.

O Handebol Brusque estreou na competição jogando contra o time de Blumenau. Apesar da derrota, um dos treinadores da equipe, Ronald Barbosa Amaral, avalia positivamente o desempenho da equipe, que treinou apenas duas vezes antes da competição. “Nós perdemos apenas de dez gols. Pra uma equipe que está só começando, a gente vê uma projeção de um time bem mais estruturado”, diz.

O atleta Leandro Noldin, também um dos patrocinadores do time, considerou que o time foi bem. “É pra ser o time mais forte da competição [Blumenau], e perder de dez gols para nós foi um resultado muito bom”.

Resultados 31/03 – Chave C – Masculino

8h45 – Handebol Brusque 15 x 25 Blumenau
11h30 – Handebol Brusque  26 x 9 Massaranduba CTPE
16h45 – Jaraguá do Sul/ADHJ/Secel 17 x  23 Handebol Brusque

A competição
A liga foi criada em 2017 por um grupo de dirigentes divergentes da Federação Catarinense de Handebol. Em 2019, 32 times estão inscritos na categoria adulto: 17 no masculino e 15 no feminino.

Nesta primeira fase da competição, todos os times se classificam. No entanto, na próxima fase, que deve acontecer em maio, a disputa fica mais acirrada.

Handebol Brusque
Amaral explica que o time foi montado um dia antes do término da inscrição para a competição. O treinador tem 43 anos de experiência na modalidade, já jogou pela seleção brasileira e até disputou o Mundial. “A gente está acendendo de novo esse gosto, essa paixão que a gente tem”, conta o treinador.

Como não tiveram muito tempo para treinar, o objetivo é se conhecer em quadra durante os jogos da Liga. “Estamos começando um trabalho novo, estamos conhecendo os atletas, tivemos muito pouco tempo para treinar e essa competição está servindo de treino para a gente realmente desempenhar um papel melhor”, explica.

O objetivo do time é treinar para disputar os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). “O nosso projeto é para 2020, ter uma equipe muito forte, para poder chegar em todas as competições disputando o pódio”, conta Noldin.

Em casa
Noldin considera que jogar em casa é gratificante. “Para nós foi uma vitória, pela estrutura que a gente não tem. Não é só o fato de estar jogando em casa, é de estar jogando essa competição”, afirma.

Para o treinador Amaral, sediar os jogos ajuda na divulgação do time. “É importante porque a gente quer divulgar o handebol como esporte. Temos toda uma experiência para ajudar os atletas de Brusque, esses que estão vindo de fora para somar e aprender, e ter uma equipe mais estruturada”.

Feminino
No sábado, 30, o time feminino de handebol de Brusque iniciou na competição, disputando na Chave A.

Os jogos aconteceram em Timbó, na Associação dos Servidores Municipais. A coordenadora do time, Claudete Garcia, avalia que as mulheres jogaram bem.

No jogo considerado o mais desafiador, contra a equipe de Blumenau, o time brusquense fez 16 gols, metade do adversário, que fez 32. Apesar da derrota, Claudete considera o resultado bom. “Foi muito importante pra nós. Ganhamos um aprendizado”, avalia.

Resultados  30/03 – Chave A – Feminino 

8h45 – Handebol Brusque 16 x 32 Blumenau/Furb
14h – Grifus/Funpeel/Pomerode 6 x 28 Handebol Brusque
15h30 – Handebol Brusque 14 x 18 T-Rex/FME/Timbó

Próxima etapa
Após o fim da primeira fase, com equipes distribuídas de forma regionalizada, as equipes são reagrupadas em mais quatro chaves. Ao fim da segunda fase, as quatro melhores vão à Série Ouro, seis intermediárias vão à Série Prata e as sete piores equipes integram a Série Bronze, no masculino. Já no feminino, como são 15 times, os cinco piores é que vão para a Série Bronze.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo