Brusque sediará Super Copa Brasil de basquete masculino pelo terceiro ano seguido

Oito equipes de todas as regiões do país participarão do torneio, que será realizado em junho

Brusque sediará Super Copa Brasil de basquete masculino pelo terceiro ano seguido

Oito equipes de todas as regiões do país participarão do torneio, que será realizado em junho

Entre 13 e 19 de junho, Brusque sediará a Super Copa Brasil 2016 de basquete masculino, que está em sua 14ª edição. É o terceiro ano consecutivo que o município recebe o torneio. Ao todo, oito equipes de todas as regiões do país competirão ao longo dos sete dias.

O campeonato foi apresentado à imprensa em coletiva realizada ontem à tarde no auditório da Arena Brusque. Participaram do lançamento, o presidente da Federação Catarinense de Basketball (FCB), Oscar Archer, o coordenador da AD Brusque/FME/Unifebe/Aradefe, Zurico Frota, e o diretor da FME, Marcel Paza.

“A fundação só tem a agradecer à Federação Catarinense por honrar Brusque mais uma vez com esse campeonato. Nós sempre mantemos contato direto com o Oscar e sempre é possível viabilizar os jogos em Brusque. É muito importante para Brusque receber a Super Copa”, afirmou Paza.

Assim como Paza, o presidente da FCB também exaltou a relação da entidade com Brusque. Além disso, Archer aproveitou a oportunidade para lamentar a falta de apoio e a situação econômica da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

“Se dependermos da CBB não vemos luz e nem vontade para realizar os torneios. É muito sofrido e o problema vem de longa data. A confederação está no vermelho. Então está na hora de Santa Catarina tentar melhorar”, diz.

Para Archer, os times do estado não estão apresentando resultados satisfatórios em comparação aos investimentos que são realizados. Ele afirma que o estado não pode apenas trazer competições, mas precisa também exigir melhor desempenho de cada equipe.

Um dos passos para alavancar a situação dos clubes será dado durante a Super Copa. Segundo o presidente da FCB, Brusque também receberá o gerente técnico da Liga Nacional de Basquete (LNB), Paulo Bassul. A ideia é pleitear vagas para as equipes catarinenses no Novo Basquete Brasil (NBB) 2 e na Liga Ouro.

“Queremos conversar com o Bassul e tentar viabilizar isso. Está na hora de pensar um pouco diferente, se estamos realizando várias competições é porque temos condições. Então também temos condições de participar desses campeonatos”, argumenta.

Ainda segundo o presidente, para realizar a Super Copa Brasil, a FCB desembolsará cerca de R$ 40 mil. O valor será utilizado para despesas como deslocamento, hospedagem e salários dos árbitros e premiações das equipes.

AD Brusque

Terceiro lugar em 2014 e quinto lugar no ano passado, a AD Brusque é a única equipe de Santa Catarina que participará do torneio. A projeção inicial do coordenador do clube, Zurico Frota, é de que a AD termine o torneio entre os quatro primeiros colocados.

“Esse ano será o campeonato mais difícil de todos, com clubes de grande expressão como o Botafogo e o América. Nós sempre entramos para vencer os campeonatos. Mas sabemos que será difícil. Pela diferença de recurso entre as equipes tentaremos ficar entre os quatro primeiros”, afirma.


Times da Super Copa Brasil

  • AD Brusque
  • Ponta Grossa (Curitiba)
  • Unidade Vizinhança (Distrito Federal)
  • Santos (Amapá)
  • Facisa (Paraíba)
  • Botafogo (Rio de Janeiro)
  • América (São Paulo)

Durval convocado 

Durante a coletiva de imprensa, o coordenador da AD, Zurico Frota, informou que o atleta do clube, Durval Alves Prado Cunha, 24 anos, foi convocado para integrar a Seleção Brasileira Universitária de Basquetebol 3×3, que participará do campeonato Sulamericano Universitário. O torneio será realizado na cidade de Mar del Plata, na Argentina entre os dias 23 e 28 de junho.

Durval já havia sido convocado em outras quatro oportunidades para as seleções brasileiras para a disputa do Mundial sub 19, do Sulamericano sub 17, do Mundial Escolar e da Copa Americana. O atleta tem dois metros de altura, é acadêmico do curso de Educação Física do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e atua como ala-pivô há dois anos na AD.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio