Conteúdo exclusivo para assinantes

Brusque tem 6.854 pessoas aguardando na fila para consultas com especialistas pelo SUS

Fila de espera para exames, consultas e cirurgias está disponível na internet e qualquer cidadão pode ter acesso

Brusque tem 6.854 pessoas aguardando na fila para consultas com especialistas pelo SUS

Fila de espera para exames, consultas e cirurgias está disponível na internet e qualquer cidadão pode ter acesso

Quem precisa de uma consulta com oftalmologista, por exemplo, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Brusque, terá de aguardar as 2.733 pessoas que estão em sua frente para ter o atendimento.

A oftalmologia é a especialidade com o maior número de pessoas na fila de espera no município, de acordo com dados do portal webservice Lista de Espera SUS, do governo do estado, o qual a Prefeitura de Brusque aderiu em 2017, por força de legislação.

A publicização das filas de espera do SUS de Santa Catarina na internet cumpre o Decreto nº 1.168, de 29/05/2017, que regulamenta a Lei estadual nº 17.066/2017, de 11/01/2017.

O site, criado pela Secretaria de Estado da Saúde, está disponível desde o mês de novembro e qualquer cidadão pode consultar as filas de consultas, exames e cirurgias eletivas de seu município. Também é possível que o cidadão que está aguardando na fila, consulte a sua posição utilizando seu CPF ou número do cartão do SUS.

Maiores e menores filas
A reportagem de O Município acessou o sistema para avaliar o tamanho da fila de espera da saúde em Brusque. Até quarta-feira, 3, 6.854 pessoas aguardavam por uma consulta ou retorno de consulta em uma das 25 especialidades disponibilizadas em Brusque. Dessas, 39,8% são na especialidade de oftalmologia.

A segunda maior demanda em consultas em Brusque é em ortopedia, já que 747 pessoas aguardam na fila para serem atendidas. A ginecologia vem logo atrás, com 623 mulheres esperando para o primeiro atendimento ou retorno de consulta.

Já as especialidades com menor fila são obstetrícia (1), nutrição (5) e nefrologia (8).

Maiores demandas

 

Tempo médio de espera diverge
Apesar de ser a especialidade com maior demanda, o tempo médio de espera para a consulta com o oftalmologista, segundo os dados repassados pela Secretaria de Saúde ao sistema do governo estadual, é de apenas 34 dias.

Entretanto, no relatório da Comissão Especial de Saúde – formada pela Câmara de Vereadores para avaliar o sistema no município –  divulgado em outubro, consta que a solicitação mais antiga para uma consulta com oftalmologista no SUS de Brusque é de junho de 2015, ou seja, está entrando para o terceiro ano na fila de espera.

Já no sistema do governo do estado consta que a primeira pessoa da fila solicitou a consulta com oftalmologista em setembro de 2017 e, a última, em dezembro de 2017.

Chama a atenção o tempo de espera para a consulta na odontologia para prótese dentária. Segundo o sistema, estão na fila para esta especialidade 71 pessoas, que deverão esperar, em média, 226 dias para serem atendidas, ou seja, quase um ano. O primeiro da fila solicitou a consulta em junho de 2017; já o último, em dezembro.

Também aguardam um tempo grande na fila os que precisam de uma consulta odontológica pediátrica. Atualmente, segundo o sistema, são 34 crianças na fila e o tempo médio de espera é de 103 dias.

A consulta para cirurgia torácica é a terceira no ranking de maior tempo para o atendimento. São 79 pessoas aguardando atendimento, que é estimado em uma média de 92 dias.

Esperas mais longas

 

Como consultar a fila
Quem quiser consultar a fila de espera na saúde em Brusque pode entrar no site do Listas de Espera SUS. Para saber qual a sua posição na fila, é preciso clicar no campo “CPF ou CNS” e inserir o número do documento ou Cartão Nacional do SUS.

Tela do campo de consulta dos dados no sistema | Foto: Reprodução

Já quem pretende consultar a fila por especialidade, pode entrar no campo “Lista de espera”. Ali, pode escolher em consultar as filas para exames, cirurgias ou consultas.

Também é preciso selecionar a central de regulação correspondente e o campo município de residência, ambos como Brusque. Por fim, basta selecionar a especialidade e consultar para obter os dados.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio