Brusque terá iluminação pública com tecnologia alemã em 65 pontos do Centro
Tecnologia alemã permite diminuir ou aumentar a intensidade da luz de acordo com o movimento nas ruas
O Centro de Brusque receberá iluminação pública inteligente de luz do tipo LED, em mais uma ação da parceria entre o município com a região alemã de Karlsruhe no projeto 50 Parcerias pelo Clima, da agência ambiental Engagement Global.
Serão 65 pontos de iluminação em vias principais, como a avenida Cônsul Carlos Renaux, e as rua Rodrigues Alves e Adriano Schaefer. As instalações serão iniciadas em junho e concluídas em julho, de acordo com o responsável pelo projeto na Secretaria de Obras, Carlos Beuting.
O sistema é inteligente, com as lâmpadas comunicando-se uma com a outra. Por isso, a instalação precisa ser feita com cuidado, evitando pontos cegos e interferências entre uma luminária pública e outra.
Uma outra questão a ser estudada é a dimerização do LED, tecnologia que determina o uso da luz dependendo do movimento de pessoas. As lâmpadas podem se apagar, ou diminuir sua intensidade, de acordo com a necessidade do momento. As estações inteligentes Smight também terão a iluminação.
No entanto, as diferenças culturais entre os dois países podem levar a mudanças em relação ao projeto inicial alemão. Beuting afirma que a vontade da população será levada em consideração. “Temos que ver a reação da população. A parceria acaba também trazendo um pouco da cultura alemã sobre o assunto pra cá. Lá a tendência é diminuir a iluminação em bairros residenciais, e apagar quando não há circulação de pessoas”, explica.
A expectativa é de que a área com iluminação LED tenha um consumo entre 60 e 70% menor em relação às lâmpadas públicas convencionais, levando em conta a dimerização. Beuting destaca ainda que será necessário medir o consumo da nova tecnologia em uma homologação a ser feita com a Celesc.
Luminárias públicas em LED não são normatizadas pelo Inmetro, o que se torna uma dificuldade para que elas sejam instaladas por iniciativa dos próprios municípios. Beuting lembra que o prazo para normatização dos fabricantes junto ao Inmetro se encerra em agosto.
A partir de então, a prefeitura trabalhará para levar esta tecnologia mais econômica para os bairros de Brusque. “São 65 pontos pelo programa 50 Parcerias pelo Clima, e Brusque tem quase 20 mil pontos de iluminação”, afirma.
“O projeto é importante, até para termos algo como referência. Não pagamos pelo equipamento, ele é trazido pelos alemães até aqui. Então é bom testá-lo antes de fazermos processos licitatórios. Na licitação, como a concorrência precisa ser ampla, podem vir produtos de qualidade mais baixa que o município acaba comprando por causa do preço baixo”, encerra Beuting.