Brusque terá Semana Municipal do Artesanato

Vereadores acreditam que lei fomentará o trabalho dos profissionais do município

Brusque terá Semana Municipal do Artesanato

Vereadores acreditam que lei fomentará o trabalho dos profissionais do município

Os vereadores aprovaram durante a sessão ordinária desta terça-feira, 6, em primeira discussão e votação, o projeto de lei ordinária 53/2016, que institui a Semana Municipal do Artesanato de Brusque, a ser realizada anualmente na semana coincidente ao Dia do Artesão no município.

Autora da proposta, a vereadora Marli Leandro (PT) ressaltou que há diversos profissionais dessa área trabalhando em Brusque. “Eles fabricam belíssimas peças e muitos têm sua renda familiar advinda dessas atividades”, disse a parlamentar. “Poderemos incentivar mais a cada ano, para que a população conheça os produtos confeccionados pelos artesãos e para que poder público e entidades possam ajudar, patrocinando eventos”, acrescentou. A ideia, prosseguiu Marli, é promover durante a Semana do Artesanato atividades como feiras, exposições, oficinas.

“A Semana vai incentivar e trazer à tona um pouco mais do que é feito na nossa cidade”, frisou a vereadora, parabenizando o presidente e representantes da Associação dos Artesãos de Brusque. Ela lembrou ainda que a Fundação Cultural de Brusque oferece cursos de artesanato gratuitos à população e disse esperar que a próxima gestão municipal dê continuidade às aulas.

O vereador Claudemir Duarte (PT), o Tuta, manifestou satisfação em votar favoravelmente à matéria da colega. Valmir Ludvig (PT), por sua vez, salientou que a atividade artesanal – muito embora represente passatempo e terapia para algumas pessoas – para outras significa trabalho e renda. A Semana, para Ludvig, é uma forma de valorizar o artesão e conscientizar a sociedade sobre a importância do artesanato. As peças confeccionadas por artesãos, frisou, têm valor diferenciado e são únicas, haja vista serem produzidas de forma manual.

“Tenho certeza que este é um incentivo para o artesanato de Brusque. Vocês merecem todo o nosso respeito, meus parabéns pelo trabalho que vocês executam aqui na cidade”, afirmou o presidente do Legislativo, Roberto Prudêncio Neto (PSD), dirigindo-se aos artesãos que acompanhavam a votação na galeria do plenário.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio