Brusque teve menor número de pedidos de seguro-desemprego dos últimos cinco anos em 2021

Pedidos diminuíram 39% entre 2020 e 2021; já os encaminhamentos para vagas de trabalho cresceram no último ano

Brusque teve menor número de pedidos de seguro-desemprego dos últimos cinco anos em 2021

Pedidos diminuíram 39% entre 2020 e 2021; já os encaminhamentos para vagas de trabalho cresceram no último ano

Um comparativo entre os últimos cinco anos mostra que 2021 foi o ano com menor número pedidos de seguro-desemprego em Brusque. Foram registradas 3,9 mil entradas, enquanto 2020, o ano em que iniciou a pandemia, teve mais de 6,5 mil casos. A diminuição de um ano para o outro foi de 39%.

O destaque de pedidos foi registrado em 2018, com mais de 8,2 mil pessoas que deram entrada nos papéis para receberem o benefício. No ano seguinte, em 2019, os números também foram elevados, com 8,1 mil pedidos. O levantamento foi realizado com dados do Sine e do Ministério do Trabalho e Previdência.

Em 2021, o Sine realizou mais de 9,4 mil encaminhamentos para vagas de emprego. O número foi destaque nos últimos cinco anos. Já em 2020, devido à pandemia, foram registrados apenas 686 encaminhamentos.

Avaliação do desempenho

Para o diretor do Sine, Waldir da Silva Neto o que gerou a queda de pedidos de seguro-desemprego nos últimos anos foram as oportunidades que Brusque oferece. Ele afirma que o município tem diversas empresas e vários segmentos.

“Sempre orientamos as pessoas que o seguro deve ser pego em últimos casos, quando realmente não há nenhuma função que o cidadão se enquadre para trabalhar. Afinal o seguro-desemprego é que nem o seguro do carro, o plano de saúde. Você paga, mas não quer usar, só usa quando realmente necessita. O seguro-desemprego não é diferente, você deve usar em últimos casos, não é um presente, se tem uma vaga que você se qualifica ou se enquadra, é preferível trabalhar do que ficar no seguro”, pontua.

Em relação ao aumento de encaminhados para vagas de trabalho, Waldir comenta que os números mostram não só o aquecimento da economia no município, como a campanha realizada desde que ele assumiu a gestão do Sine em janeiro de 2021. Ele reforça a importância de apresentar ao empregador as verdades funções do Sine e como é possível auxiliar e intermediar a busca por futuros colaboradores. Além disso, também destaca a necessidade da confiança do morador de Brusque para buscar no Sine uma boa oportunidade de emprego.

Outro ponto analisado pelo diretor foi o perfil das pessoas atendidas no Sine em 2021, que vai desde cidadãos com apenas ensino fundamental até o graduado. “Oportunizamos e intermediamos vagas para todos os níveis de escolaridade. E hoje qualificação não pode ser mais desculpa, pois desde que assumimos a gestão do Sine buscamos com as instituições Ampebr, Senai, Sesc, CIEE, Ceja e IFC cursos de qualificação e educação básica gratuitos para que as pessoas possam ter uma qualificação”, salienta.

Boa taxa de empregabilidade

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ademir José Jorge, comenta que nos últimos anos foi possível melhorar a taxa de empregabilidade em Brusque. Como consequência, o número de pedidos de seguro-desemprego caíram.

“O cidadão sabe a importância de ter uma CLT e trabalhar com todos os direitos trabalhistas. Eles têm uma consciência da importância de ser registrado. Muitas vezes o seguro-desemprego ajuda o trabalho informal, pois há pessoas que trabalham informalmente e recebendo o seguro”, diz.

Ele afirma que a consciência das pessoas está mudando e ainda diz que as regras para retirar o seguro-desemprego também impedem que a pessoa receba várias vezes ao ano. “Como empresas em Brusque estão contratando e a empregabilidade está muito boa, consequentemente o cidadão opta por sair de uma empresa e já entrar em outra, escapando da possibilidade do seguro. As empresas também estão conscientes para não deixar o funcionário trabalhar enquanto recebe o seguro”, explica.

Ademir defende que é necessária a capacitação dos trabalhadores para que não seja registrado um alto número de encaminhamentos, mas poucas contratações para vaga.

Ano promissor

Os números do primeiro mês de 2022 também são positivos. Neste período foram registrados 66 pedidos de seguro-desemprego contra 926 encaminhamentos para vagas de trabalho.

“Nossa expectativa é que este ano seja igual ou melhor que o ano de 2021. Tivemos a pandemia, mas graças a Deus a economia do nosso município se manteve conforme os números mostram. O Sine está de portas abertas ao empregador e ao empregado, não há nada mais digno que o trabalho”, finaliza o diretor do Sine.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo