Brusque troca experiências sobre sistemas de participação popular

Secretário de Canoas, Mário Cardoso, debate dinâmicas em visita a Brusque

Brusque troca experiências sobre sistemas de participação popular

Secretário de Canoas, Mário Cardoso, debate dinâmicas em visita a Brusque

Na tarde desta terça-feira, 21 de maio, o prefeito de Brusque, Paulo Eccel, recebeu o secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Canoas, Mário Cardoso, para conhecer algumas ferramentas adotadas no Sistema de Participação Popular da cidade gaúcha.

Secretários e servidores municipais de Brusque e representantes de outras prefeituras da região, acompanharam a explanação de Cardoso debatendo sobre as dinâmicas realizadas, principais desafios e surpresas. 

A metodologia dos OPs realizados em ambos municípios se assemelham, com um diferencial para o município do Rio Grande do Sul que é a “Obra da Cidade”, quando todos os cidadãos têm direito a voto para escolher uma obra ou serviço que beneficie toda a cidade.

Na opinião de Cardoso, “existe uma diversidade de formas e espaços possíveis para a população participar da municipalidade, não participa se não quer, e isso também é um direito de cada um, mas as janelas precisam ser oferecidas pelo Poder Público”.

“Tenho certeza que todos aproveitaremos os exemplos e tiraremos boas ideias para incrementar as ações de participação popular que já temos aplicadas em Brusque”, avaliou o prefeito Paulo Eccel.

III Falp
Na oportunidade, o secretário de Canoas convidou os presentes para participar do III FALP, Fórum Mundial de Autoridades Locais de Periferia, que acontece na cidade gaúcha de 11 a 13 de junho. O III FALP pretende reunir representantes dos governos locais e da sociedade civil de todo o mundo. O tema proposto é “Direitos e Democracia para Metrópoles Solidárias e Sustentáveis


Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio