Brusquense é campeão brasileiro de BMX e nova pista de Brusque recebe elogios

A nova pista foi palco da 4ª etapa do Campeonato Catarinense de Bicicross e da última etapa do Campeonato Brasileiro, que teve Bernardo Vieira como campeão da modalidade Boys 7 Anos

Brusquense é campeão brasileiro de BMX e nova pista de Brusque recebe elogios

A nova pista foi palco da 4ª etapa do Campeonato Catarinense de Bicicross e da última etapa do Campeonato Brasileiro, que teve Bernardo Vieira como campeão da modalidade Boys 7 Anos

O fim de semana foi marcado pela estreia da nova pista de bicicross de Brusque. As obras no local mal foram concluídas e já passaram pelo crivo de experientes atletas do BMX. Após 11 meses de trabalho para a reformulação da pista, Brusque foi capaz de sediar a 4ª etapa do Campeonato Catarinense de Bicicross e, também, a última etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade. As competições foram organizadas pela Federação Brasileira de BMX (CBBx).

Cerca de 300 ciclistas de 18 estados passaram pelas rampas da nova pista, seja acumulando pontos na competição estadual ou faturando medalhas e troféus no campeonato nacional. Segundo um dos responsáveis pela execução das obras e presidente da Bicicross Berço da Fiação (BBF), Helcius Zimmermann, a pista foi bem comentada entre os competidores de fora. “Recebemos muitos elogios. Correu tudo bem. Recebemos uma missão, e tenho orgulho em afirmar que conseguimos cumpri-la”.

‘Novo point do BMX’
Atleta de bicicross e presidente da Federação Catarinense da modalidade, Marco Aurélio Tocha também está satisfeito com o resultado das obras. Para ele, Brusque volta a se consolidar como um polo do esporte. “Brusque supera pistas nacionais em termos de obstáculos e tipo de solo. Mesmo nas chuvas, com o sistema de drenagem, não há riscos de que um evento seja cancelado. Por tudo isso, posso afirmar que será destaque em todo o Brasil’. Tocha vai além ao comentar que, se contar com apoios dos poderes público e privado, o município será capaz de sediar eventos internacionais de bicicross.

Além das competições, o presidente da federação acredita que Brusque voltará a ser ‘point do BMX’. “Atletas de toda a região vão vir pra cá treinar todo fim de semana”. Com isso, segundo Tocha, a modalidade será fomentada, e novos ciclistas vão surgir com o tempo. Tocha elogiou os envolvidos no planejamento e na execução das obras da pista.

Pequeno campeão
O destaque de Brusque na competição nacional foi o jovem Bernardo Vieira, de apenas sete anos. Ele foi o único brusquense a erguer o troféu de campeão brasileiro. Pedalando na categoria Boys 7 Anos, Vieira venceu mais uma etapa e ficou na primeira colocação do ranking geral. De Brusque, mais dois atletas terminaram com a maior pontuação final do ranking, mas não se sagraram campeões por não terem participado do número mínimo de etapas exigidas pela CBBx, três no total. Foi o caso de Anderson Varela na Man 17-24 anos e Lucas Zimmermann na Boys 8 anos.

Santa Catarina foi destaque ao vencer 21 de 30 categorias na última etapa do nacional – somando disputas de clubes, equipes e individuais. De Santa Catarina, sagraram-se campeões gerais os palhocences Alexandre Albrecht, da categoria Junior Men; Marco Aurélio Tocha, categoria 35 a 39 anos; José Antonio Barbosa, 45 a 49 anos e o ciclista de Balneário Camboriú Jean Fronza, 25 a 29, além do brusquense Vieira.

Por clubes, a BCC São José é a grande campeã do Brasileiro de BMX. Por equipes, Brasília venceu, conquistando o título na última etapa e revertendo um resultado que estava nas mãos do Paraná. Santa Catarina não se credenciou para participar da competição de equipes por que a maioria dos atletas não participou de três ou mais etapas. É considerado clube os grupos inscritos e equipe as delegações com quatro representantes por estado.
Etapa estadual
Falta ainda uma etapa para encerrar o Campeonato Catarinense de BMX. Por equipes, Jaraguá do Sul lidera, seguida por Brusque e Lages. No ranking de clubes, o quadro quase não se altera, com Jaraguá na liderança e Brusque na cola. Na terceira colocação está Blumenau. Da BBF, sete atletas conquistaram medalha de ouro e se fortaleceram para levantar o troféu geral da competição: Anderson Varela, Wellinton Barauna, Francisco Konig, Lucas Zimmermann, Caio Riegert, Bernardo Vieira e Yasmin Izabel.

Os atletas da Associação Brusquense de Bicicross (ABB) foram procurados para falar seus resultados, mas não se manifestaram até o fim desta edição.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio